Bossa Criativa apresenta show em tributo a Armandinho

Em vídeo inédito, o guitarrista, bandolinista, compositor e arranjador Armandinho Macêdo se une aos jovens da Orquestra de Violões do Forte de Copacabana para um show em comemoração a seus 50 anos de carreira. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ

Tributo

<p

Instituto Rudá
 2021armaqndinho
 Armandinho Macêdo.

>Vai ao ar nesta sexta-feira, 02/4, às 18h, no site do projeto  o show Tributo a Armandinho Macêdo, em que o guitarrista baiano comemora seus 50 anos de carreira tocando e cantando em companhia da Orquestra de Violões do Forte Copacabana. O vídeo faz parte da série que inclui ainda o projeto Afro Funk Brasil – com a mesma orquestra e a dupla Antonio Carlos e Jocafi e que também está disponível no site do projeto. O Bossa Criativa faz parte do programa Arte de Toda Gente, parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.

Além da apresentação, o vídeo inclui uma entrevista com Armandinho, feita pela produtora Márcia Melchior, do Instituto Rudá, mantenedor da orquestra, na qual o artista fala sobre sua carreira. Gravado em 2019, durante as comemorações dos 105 anos do Forte de Copacabana, o tributo inédito traz músicas do próprio guitarrista – como a animada “Taiane” –, de compositores brasileiros – como “Santa Morena” de Jacob do Bandolim – e até clássicos, como o “Bolero de Ravel” de Maurice Ravel.

Armandinho

Com mais de 50 anos de carreira (começou aos 15), o guitarrista, bandolinista, compositor e arranjador baiano Armandinho Macêdo é o criador da “guitarra baiana” – instrumento que nasceu de um cavaquinho eletrificado – e se tornou nacionalmente conhecido como integrante de um dos mais conhecidos grupos de pop instrumental do Brasil, A Cor do Som. Considerado um dos melhores guitarristas entre os dez melhores do Brasil pela revista Guitar Player, Armandinho influenciou diversos outros artistas e já se apresentou em diversos países em vários continentes. O show com a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana foi, também, um tributo a sua carreira. (Mais informações sobre Armandinho em https://dicionariompb.com.br/armandinho)

A Orquestra

A Orquestra de Violões do Forte de Copacabana nasceu em 2011, idealizada pela diretora do Instituto Rudá, Márcia Melchior, e atendia inicialmente a adolescentes de escolas públicas das comunidades do entorno do Forte. Em pouco tempo, porém, sua música ultrapassou os muros da fortificação e atraiu jovens de outros projetos sociais e de comunidades como Piabetá, Niterói, Nova Iguaçu, Nilópolis, Duque de Caxias, Santa Cruz, Itaguaí, Campo Grande e de toda baixada fluminense.

Hoje, suas apresentações atraem um público variado e numeroso, o grupo já participou de espetáculos até no estrangeiro – estiveram em Rennes, no festival de cinema na França, e muitos de seus jovens integrantes se profissionalizaram, seguindo a carreira de músico profissional em bandas das forças armadas (onde ingressam por concurso) e atuando em outros grupos e espetáculos. (Mais informações sobe a orquestra em https://www.violoesdofortedecopacabana.com.br)

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Programa Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

SERVIÇO
Vídeo de Armandinho com a Orquestra de Violões do Forte de Copacabana no Projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, 2 de abril, às 18h, no site do projeto e, também, no canal Arte de Toda Gente, no Youtube (www.youtube.com/artedetodagente). As apresentações e toda a programação da série permanecerão disponíveis durante toda a duração do projeto.