BAN: tutorial para acessar o Grove Music Online

A equipe da Biblioteca Alberto Nepomuceno (BAN) desenvolveu um passo-a-passo que explica como consultar o Grove Music Online − versão para Internet do venerável Grove’s Dictionary of Music and Musicians, fonte indispensável para a pesquisa acadêmica.

O tutorial pode ser consultado aqui ou no final da matéria.

História centenária

Clique aqui para acessar o tutorial

O Grove Music Online, que atualmente faz parte do Oxford Music Online, é a oitava edição do Grove's Dictionary of Music and Musicians, que desde a sua criação tem sido a enciclopédia de música em língua inglesa mais importante. É a primeira dessas edições a ser publicada eletronicamente e, portanto, é uma edição em evolução com conteúdo continuamente novo e atualizado.

O dicionário foi idealizado e editado por Sir George Grove (1820-1900) e inicialmente publicado em Londres, em 1878, sob o título A Dictionary of Music and Musicians, com um apêndice de John Alexander Fuller Maitland.

Após a morte de Grove, a segunda edição, em cinco volumes, passou a chamar-se Grove's Dictionary of Music and Musicians, tendo sido editada por Fuller Maitland, entre 1904 e 1910.
A terceira edição, publicada em 1927, também em cinco volumes, resultou de uma extensa revisão da segunda, tendo sido editada por H. C. Colles. A quarta edição, de 1940, também foi editada por Colles e publicada em Nova York e London, ainda em cinco volumes, com algumas correções. A quinta edição, em nove volumes, foi editada por Eric Blom e publicada em 1954. Foi a mais profunda revisão da obra desde o seu início, com muitos artigos reescritos em estilo mais moderno, e grande número de artigos inteiramente novos. Muitos dos artigos foram escritos por Blom, pessoalmente, ou traduzidos por ele. Um volume adicional, preparado em sua maior parte por Eric Blom, foi publicado em 1961. Blom morreu em 1959, e o volume suplementar foi completado por Denis Stevens. Essa quinta edição foi reimpressa em 1966, 1968, 1970, 1973 e 1975.

A edição de 1980 foi publicada sob o título de The New Grove Dictionary of Music and Musicians, em 20 volumes, com 22.500 artigos e 16.500 biografias. Seu principal editor foi Stanley Sadie. Essa edição foi reimpressa com correções mínimas, nos anos seguintes. A segunda edição do New Grove (a sétima, desde a criação do dicionário), também editada por Sadie e com acréscimo significativo da parte dedicada aos compositores do século XX, foi publicada em 2001, com 29 volumes - em papel e na Internet, no site Grove Music Online, mediante assinatura.
Desde 2009, a editora-chefe do “Grove Music,” é a professora Deane Root, da Universidade de Pittsburgh (EUA), responsável pela edição online.

DICA
Nao deixe de visitar a página da BAN no Face Book.

TUTORIAL

1. Acesse https://intranet.ufrj.br/

2. Clique em Entrar na Intranet

3. Faça o LOGIN

4. Clique no logo TIC/UFRJ/PROXY na lateral direita da sua tela

5. Abrirá a página https://proxy.ufrj.br/. Clique no logo PERIÓDICOS.

6. Abrirá a página https://www-periodicos-capes-govbr. ez29.capes.proxy.ufrj.br/index.php?

7. Clique em Buscar base

8. Na caixa de busca digite GROVE e clique em enviar

9. Clique em Grove Music Online (Oxford Music Online)

10.Abrirá a interface do Grove Music Online.