176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Choro do Água de Moringa no Bossa Criativa

Vão ao ar a partir desta sexta-feira (19) as duas partes do minishow do grupo de choro Água de Moringa na série Casa do Choro. A produção é do Instituto Casa do Choro, localizado no Rio de Janeiro e uma referência no gênero. A série é parte do projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente, iniciativa da Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a UFRJ, com curadoria da sua Escola de Música.

 Foto: Silvana Marques
 2021aguademoringa2.jpg

Nascido em 1989 no campus da Unirio, o Água de Moringa vem se destacando por sua versatilidade. O grupo demonstra o mesmo espírito chorão dos músicos do Rio de Janeiro do final do século XIX, que criaram uma linguagem e uma nova escola a partir de suas experiências em tocar a música que chegava da Europa. Nesse espírito, combina a formação popular e acadêmica de seus integrantes para interpretar tanto choros de compositores tradicionais – como Ernesto Nazareth, Jacob do Bandolim e Radamés Gnatalli – como arranjos para pelas de nomes de outros gêneros da música brasileira, como Caetano Veloso, Guinga e Hermeto Pascoal. Seu primeiro disco – o CD “Água de Moringa” saiu em 1994 e, nos anos seguintes, ganhou edições em outros países, na Europa, EUA e Japão. A partir daí, o grupo passou também a excursionar pelos quatro cantos do mundo.

O Água de Moringa é formado por Rui Alvim (clarinete, clarone, sax soprano e sax alto), Marcílio Lopes (bandolim, violão tenor e bandocello), Jayme Vignoli (cavaquinho). Luiz Flavio Alcofra (violão e viola caipira), Josimar Gomes Carneiro (violão de sete cordas) e André Santos “Boxexa” (percussão e bateria). Ao longo de sua trajetória, o conjunto acompanhou uma infinidade de nomes da música brasileira, como Rildo Hora, Joel Nascimento, Paulo Moura, Altamiro Carrilho, Wilson Moreira, Beth Carvalho, Dona Ivone Lara, Délcio Carvalho e Walter Alfaiate, entre muitos outros.

Minishow histórico em duas partes

Quando se aproximava de completar 30 anos de atividades, em junho de 2016, o Água de Moringa fez um concerto na Casa do Choro, apresentando o repertório que seria gravado meses depois no sétimo disco do grupo. Nele, como de costume, alternou ritmos e influências de nossa música, como maxixe, polca, valsa, choro, samba, batuque e seresta; animação e contemplação; regional e camerístico. São dessa apresentação, até então inédita em vídeo, as músicas escolhidas para o minishow veiculado agora como parte da série Casa do Choro, do projeto Bossa Criativa.

O minishow é dividido em duas partes, que serão postadas em duas sextas-feiras seguidas. Para a primeira, foram selecionadas três composições de um integrante do grupo, o cavaquinista Jayme Vignoli. “Soprado” e “Batucado”, ambas gravadas no cd “Água de Moringa 30”, e o lundu “Xisto, Bahiano e companhia”, ainda inédito em gravações comerciais e que foi estreado justamente naquela ocasião.

Na segunda parte, o grupo apresenta o choro lento “Saudades do Rio Vouga” (Paulo Aragão), o choro “Água corrente” (Pedro Paes) e ainda um clássico do choro, “Migalhas de amor” (Jacob do Bandolim), em arranjo escrito por Marcílio Lopes.

A série

Lançada em janeiro, a série Casa do Choro é composta por um conjunto de 50 video-oficinas e quatro shows gratuitos, que abordam história, análise, prática e performance de chorões – tratando desse gênero musical desde seu surgimento, no século XIX, até os dias atuais.

Os vídeos estão divididos em quatro módulos: Princípios do Choro, 8 com Maurício Carrilho, Furiosa Portátil e Minishows, que serão postados de forma seriada durante todo o primeiro semestre de 2021 e que poderão ser acessados através do site www.bossacriativa.art.br e, também, pelo canal Arte de Toda Gente, no Youtube.

O Bossa Criativa

Parceria entre a Funarte e a UFRJ, com curadoria da Escola de Música da universidade, o projeto Bossa Criativa – Arte de Toda Gente reúne apresentações e oficinas de diversas linguagens artísticas, integrantes de várias formas de economia criativa. O foco é a democratização da cultura, bem como a diversidade e a difusão de todas as artes, de modo inclusivo. A programação é composta de shows curtos, performances e atividades de capacitação, em vídeos, exibidos no site www.bossacriativa.art.br, com participação de artistas de todo o Brasil. A agenda inclui o lançamento de um edital para novas propostas artísticas e culturais; e também um chamamento público, para apresentação de trabalhos de mestrado na área das artes. A iniciativa faz parte do Projeto Arte de Toda Gente. Mais informações no site da iniciativa.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)