Adeus ao pianista Nelson Freire

Em matéria publicada (02/11/2021) no portal da UFRJ reitoria da universidade lamenta  o falecimento do pianista Nelson Freire, agraciado com o título de doutor honoris causa da UFRJ em 2011. '

Adeus ao pianista Nelson Freire

Assessoria de Imprensa da Reitoria, 2 de novembro de 2021

O músico foi agraciado com o título de doutor honoris causa da UFRJ em 2011

Nelson Freire foi um dos maiores pianistas contemporâneos.

A Reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro lamenta com profundo pesar o falecimento do pianista Nelson Freire, agraciado com o título de doutor honoris causa da UFRJ em 2011. Nelson Freire morreu na madrugada de segunda-feira (1/11), aos 77 anos, no Rio de Janeiro. A causa da morte não foi divulgada.

Apesar de ter sido um dos mais brilhantes pianistas contemporâneos, o músico evitava os esplendores da fama e da vida social mundana, dedicando-se integralmente à música. Mineiro da pequena cidade de Boa Esperança, jamais deixou de inspirar-se nos pianistas que o impressionaram desde garoto: Rachmaninoff, Horowitz, Rubinstein e Guiomar Novaes.

Toda a comunidade acadêmica manifesta as condolências pelo falecimento do Ilustre pianista e que a homenagem seja transmitida a todos os familiares, como reconhecimento por todo o legado e pela jornada deste grande brasileiro, que preservará sua memória entre os grandes artistas da humanidade.