A 13ª EDIÇÃO DO FESTIVAL BRASIL-ALEMANHA CHEGA NA RETA FINAL COM ENORME SUCESSO

“Estamos na reta final de mais um Festival Brasil-Alemanha, com uma ponta de tristeza por ser tão rápido, mas também com grande felicidade por festejarmos sua 13ª edição. Uma vitória e uma razão para mantermos sempre o foco na busca por boas e eficientes parcerias.” Com essas palavras, o Profº Marcelo Jardim, vice-diretor e diretor artístico da EM/UFRJ, pontua sobre a realização da edição de 2022 do Festival. Com uma intensa semana de programação, o Festival contou com aproximadamente 250 alunos inscritos, em sua maioria da região metropolitana do Rio de Janeiro, mas também com alunos de outros Estados do Brasil. Os cursos ofertados foram de oboé/música de câmara, com Thomas Indermühle; viola, com Gabriel Uhde; violoncelo, com Bernhard Lörcher; piano, com Roberto Domingos; Música Contemporânea, com Markus Stange; instrução para canto, com Holger Speck; Criação Musical para Música de Filmes, com Damon Lee; trompa e música de câmara com Will Sanders; piano/correpetição de Xiayi Yiang e prática de banda sinfônica, com Will Sanders. Todos com o suporte inestimável de Michael Uhde.

Nadejda Costa

Professores integrantes do XIII Festival Brasil-Alemanha e direção da EM UFRJ

“Muito importante para nós, que estamos na universidade, ter contato com professores que atuam em outros países também, com alunos que possuem outros parâmetros, para que possamos nos atualizar e nos situarmos no que fazemos hoje. Sempre ouvi falar do Will Sanders, como um grande nome da trompa no mundo, e é uma honra poder ter aula e tocar sob sua regência. É muito bom também vermos nossos professores em contato direto com eles.”, disse Felipe Portugal, aluno de bacharelado em trompa, da Escola de Música da UFRJ.

O Festival é resultado direto de uma exitosa parceria entre quatro instituições: a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ, o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO e com financiamento para a vinda dos professores da Alemanha através dos auspícios do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — Órgão de Intercâmbio Acadêmico do Governo alemão. E contou com ampla colaboração dos professores das instituições citadas: por parte da Escola de Música da UFRJ, os professores Ronal Silveira, Marcelo Jardim, Tiago Carneiro, Philip Doyle, Aloysio Fagerlande e Gabriel Dellatorre (orientando PROMUS); por parte da UNIRIO, os professores Marcelo Carneiro, Ingrid Barancoski, Carol McDavit, Hugo Pilger, Cláudio Alves, Dhyan Toffolo, Josimar Carneiro, Cliff Korman, Michel Screider (aluno de graduação).

As aulas ocorreram durante a semana, desde o dia 5 de setembro, nas duas instituições do Rio de Janeiro, a EM/UFRJ e a UNIRIO, e a programação dos eventos artísticos foi montada de acordo com o resultado dos cursos.

Dia 9 de setembro

UNIRIO - Sala Villa-Lobos, 17h30

Recital com classe de canto, Prof. Holger Speck

EM/UFRJ - Salão Leopoldo Miguez, 19h30

Concerto com a Banda Sinfônica e Camerata do XIII Festival Brasil-Alemanha

Thomas Indermühle, oboe; Will Sanders, regência

Dia 10 de setembro

EM/UFRJ - Salão Leopoldo Miguez, 9h30

A VIDA CULTURAL E ACADÊMICA NA ALEMANHA, na forma de um bate-papo com professores do festival

EM/UFRJ - Salão Leopoldo Miguez, 10h30

Camerata do XIII Festival Brasil-Alemanha

Quinteto Experimental de Sopros da EM/UFRJ

Grupo de Trompas

Thomas Indermühle, oboé; Will Sanders, regência, Xiayi Yiang, pianista colaboradora

Um detalhe especial para essa edição fica para a roda de conversa com os professores do Festival, no dia 10/9, às 9h30, no Salão Leopoldo Miguez, da EM/UFRJ (Rua do Passeio, 98, Centro/Lapa). Todos os alunos que tiveram aproveitamento no XIII Festival Brasil-Alemanha receberão certificados de conclusão do curso, encaminhados por e-mail, após a análise das listagens de presença.