13º edição do Festival Brasil-Alemanha retorna ao Rio de Janeiro, de 5 a 16/9 com agenda de cursos

Entre 5 e 16 de setembro, o Rio de Janeiro receberá a 13ª edição do Festival Internacional Brasil-Alemanha. Com distintas agendas para cada curso, o festival é resultado de uma parceria de sucesso entre três instituições: a Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik de Karlsruhe), a Escola de Música da UFRJ e o Instituto Villa-Lobos da UNIRIO. O financiamento para a vinda dos professores da Alemanha se dá sob os auspícios do Deutscher Akademischer Austausch Dienst (DAAD) — Órgão de Intercâmbio Acadêmico do Governo alemão.

As inscrições para o festival são gratuitas e estão abertas até o início de cada curso. A oferta de vagas é direcionada para os seguintes cursos: de oboé/música de câmara, com Thomas Indemühle; violoncelo, com Bernhard Lörcher; piano, com Roberto Domingos e Michael Uhde; música contemporânea, com Markus Stange; instrução para canto, com Holger Speck; criação musical para música de filmes, com Damon Lee; trompa e música de câmara com Will Sanders; piano/correpetição de Xiayi Yiang; e  prática de banda sinfônica, com Will Sanders. Também será oferecido um curso específico de viola.

Com coordenação geral da Escola de Música da UFRJ, da UNIRIO e da Escola Superior de Música de Karlsruhe, o festival conta com organização dos professores Ronal Silveira e Marcelo Jardim (EM/UFRJ), Marcelo Carneiro e Ingrid Barancosky (UNIRIO) e Michael Uhde (ESM-Karlsruhe), além de inúmeros outros professores nas coordenações de áreas. O festival proporciona aperfeiçoamento musical para alunos e profissionais do Brasil e da América-Latina, com professores da Alemanha, e conta ainda com o imprescindível apoio dos professores da UNIRIO Hugo Pilger, Ingrid Barancosky, Carol McDavit, Dhyan Toffolo, Josimar Carneiro, Claudio Alves, Cliff Korman, e da EM/UFRJ Philip Doyle, Aloysio Fagerlande, Tiago Carneiro e Leandra Vital (Promus).

Para os inscritos que efetivamente participarem de 80% das atividades do curso escolhido, haverá certificado. Não será dada declaração de participação diferente do certificado, e o festival não se responsabiliza pelo transporte, hospedagem ou alimentação dos alunos. Os interessados devem preencher o formulário no endereço online: https://forms.gle/CSkqLVJY5Yto9aBV9

As dúvidas e outras informações poderão ser encaminhadas para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..