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Seminário discute relações musicais Rio-Alemanha

Foto: Divulgação
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Michael Uhde, professor da Escola Superior de Música de Karlsruhe, será homenageado pela ABM.

Como uma das mais antigas cidades fundadas no Novo Mundo por colonizadores portugueses, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro desempenhou ao longo de seus 450 anos um papel preponderante no processo de formação nacional do Brasil e nas suas relações com o estrangeiro. Refletindo em muitos aspectos de sua história a posição particular do país no universo ibero-americano, o Rio de Janeiro serviu por séculos de palco para o encontro e fusão de culturas das mais diversas e remotas regiões do mundo. Destacando a presença alemã neste processo e seus reflexos na música, a Associação Fluminense de Ex-Bolsistas da Alemanha (AFEBA), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Escola de Música da UFRJ (EM) promovem dias 8 e 9 de setembro um seminário que, sob os eixos temáticos “Viajantes, migrantes e intercâmbio cultural” e “instituições e recepção”, discute a atuação de indivíduos e instituições que marcaram a cultura brasileira.

Como uma das mais antigas cidades fundadas no Novo Mundo por colonizadores portugueses, a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro desempenhou ao longo de seus 450 anos um papel preponderante no processo de formação nacional do Brasil e nas suas relações com o estrangeiro. Refletindo em muitos aspectos de sua história a posição particular do país no universo ibero-americano, o Rio de Janeiro serviu por séculos de palco para o encontro e fusão de culturas das mais diversas e remotas regiões do mundo.

 

  Cartaz
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Destacando a presença alemã neste processo e seus reflexos na música, a Associação Fluminense de Ex-Bolsistas da Alemanha (AFEBA), o Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) e a Escola de Música da UFRJ (EM) promovem dias 8 e 9 de setembro um seminário que, sob os eixos temáticos “Viajantes, migrantes e intercâmbio cultural” e “instituições e recepção”, discute a atuação de indivíduos e instituições que marcaram a cultura brasileira.

O seminário, que conta com apoio da Academia Brasileira de Música (ABM), do Instituto Goethe do Rio de Janeiro e da Escola Superior de Música de Karlsruhe, inclui conferências, mesas-redondas e concertos. As inscrições são gratuitas.

As conferências e mesas-redondas acontecem no auditório da ABM, os concertos no Salão Leopoldo Miguez da EM. Paralelamente, a ABM concederá o título de Membro Correspondente ao Professor Michael Uhde da Escola Superior de Música de Karlsruhe e o professor João Vicente Vidal (UFRJ) relançará o livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno em que discute o lugar da Alemanha na formação da personalidade artística e na obra do compositor cearense.

A comissão científica do evento é composta de João Vicente Vidal (UFRJ), presidente, Luiz Barros Montez (UFRJ), Manoel Corrêa do Lago (ABM), Michael Uhde (Hochschule für Musik Karlsruhe), Ricarda Musser (Ibero-Amerikanisches Institut Berlin) e Victor Heugo Klagsbrunn (AFEBA / UFF).

Já a comissão artística é integrada por Eduardo Monteiro (AFEBA / UFRJ), presidente, André Cardoso (UFRJ / ABM), Fany Solter (Hochschule für Musik Karlsruhe), Luiz Carlos Justi (UNIRIO), Valéria Matos (UFRJ) e Veruschka Mainhard (UFRJ)

estrela SERVIÇO
Academia Brasileira de Música – Rua da Lapa 120, 12° andar. Escola de Música da UFRJ – Rua do Passeio, 98.

 

8 de setembro
VIAJANTES, MIGRANTES E INTERCÂMBIO CULTURAL

ABERTURA
Auditório da Academia Brasileira de Música, 10h30

Pronunciamentos

Victor Hugo Klagsbrunn
Professor da Faculdade de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF)
Presidente da Associação Fluminense dos Ex-Bolsistas da Alemanha (AFEBA)

Martina Schulze
Diretora do escritório regional do DAAD para o Brasil

Inscrições de participantes ouvintes às 10 h

CONFERÊNCIA I
Auditório da Academia Brasileira de Música, 11 h

Luiz Barros Montez (UFRJ)
Johann Natterer e seu protagonismo na expedição científica austríaca no Brasil (1817-35)

MESA REDONDA I
Auditório da Academia Brasileira de Música, 14 h

Eduardo Monteiro (UFRJ), mediador

João Vicente Vidal (UFRJ)
Alberto Nepomuceno e o “germanismo” no Brasil

André Cardoso (UFRJ / Academia Brasileira de Música)
O repertório austro-germânico nas primeiras temporadas do maestro Eugen Szenkar no Brasil

Marcos Branda Lacerda (USP)
Hans-Joachim Koellreutter: Estase e resistência (em seu centenário de nascimento em 2015)

COFFEE BREAK
Foyer do Salão Leopoldo Miguez, 17 h

Às 17h30, relançamento do livro Formação germânica de Alberto Nepomuceno de João Vicente Vidal

CONCERTO I
Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, 18 h

Marco Aurélio Lischt
Órgão

Conjunto Sacra Vox
Valéria Matos, regência
Sopranos: Maria Gerk, Miriã Cristini Valeiano, Michele Ramos
Contraltos: Bianca Malafaia, Helena Lopes
Tenores: Ramon Theobald, Robson Lemos, Victor Brumm
Baixos: Edvan Moraes, Eduardo Gutterres

Programa

Alberto Nepomuceno (1864-1920)
Prelúdio e fuga (Rio de Janeiro, 1912)

Henrique Oswald (1852-1931)
Tantum Ergo (Rio de Janeiro, 1930)
Veni, Sancte Spiritu
Aria

Francisco Braga (1868-1945)
Ofertório

Heinrich Bellermann (1832-1903)
Ich hebe meine Augen auf zu den Bergen (Psalm 121), op. 26 (Berlim, 1880)

Heinrich von Herzogenberg (1843-1900)
dos Vier Choralmotetten, op. 102 (Berlim, 1895-98)
Kommt her zu mir, spricht Gottes Sohn
O Traurigkeit, O Herzeleid

Alberto Nepomuceno
Prece (Rio de Janeiro, 1887)
Ecce Panis Angelorum (Rio de Janeiro, 1911)
O’ Salutaris Hostia (Rio de Janeiro, 1911)
da Missa em ré menor (Rio de Janeiro, 1914)
Kyrie
Sanctus
Benedictus
Agnus Dei

Felix Mendelssohn-Bartholdy (1809-47)
Prelúdio e fuga em ré menor, op. 37 n.º 3 (1837)

9 de setembro
INSTITUIÇÕES E RECEPÇÃO

CONFERÊNCIA II
Auditório da Academia Brasileira de Música, 11 h

Ricarda Musser (Instituto Íbero-Americano, Berlim)
Estudantes brasileiros no Conservatório de Leipzig, 1847-1914

MESA REDONDA II
Auditório da Academia Brasileira de Música, 14 h

João Vicente Vidal (UFRJ), mediador

Michael Uhde (Hochschule für Musik Karlsruhe)
A música alemã e a obra de câmara de Henrique Oswald

Valéria Matos (UFRJ)
Relações musicais Brasil-Alemanha: O papel da Igreja e a música sacra na virada do século

Manoel Corrêa do Lago (Academia Brasileira de Música)
As primeiras “Bachianas brasileiras” de Heitor Villa-Lobos: um caso de work in progress

Às 16h30 h, concessão do título de Membro Correspondente da Academia Brasileira de Música ao Professor Michael Uhde da Escola Superior de Música de Karlsruhe

CONCERTO II
Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, 18 h

Veruschka Mainhard
Soprano

Eduardo Monteiro
Flauta

Daniel Guedes
Violino

Marcus Ribeiro
Violoncelo

Luiz Carlos Justi
Oboé

Aloysio Fagerlande
Fagote

Fany Solter, Michael Uhde e Flávio Augusto
Piano

Programa

Hans-Joachim Koellreutter (1915-2005)
Improviso e estudo para flauta solo* (Amazonas, 1938)

Ernani Aguiar (1950)
Improviso e choro sobre um motivo de Koellreutter para flauta solo* (Rio de Janeiro, 2012)
Eduardo Monteiro

Alberto Nepomuceno
Fünf Gedichte von Nicolaus Lenau für eine Singstimme (Paris, 1894)
Einklang
O wag’ es nicht
Herbst
Wiege sie sanft, o Schlaf
Sehnsucht nach Vergessen
Veruschka Mainhard, Flávio Augusto

Sigismund Neukomm (1778-1858)
Noturno para oboé, fagote e piano (Rio de Janeiro, 1817)

Tim Rescala (1961)
Melodia partida em três para oboé, fagote e piano* (Rio de Janeiro, 2012)
Fany Solter, Luiz Carlos Justi, Aloysio Fagerlande

Henrique Oswald
Trio em ré maior para piano e cordas, op. 28 (Florença, 1897)
Allegro moderato
Presto
Daniel Guedes, Marcus Ribeiro, Michael Uhde

* Homenagem aos 100 anos de nascimento de H.-J. Koellreutter

ORGANIZAÇÃO E REALIZAÇÃO
Associação Fluminense de Ex-Bolsistas da Alemanha (AFEBA)
Victor Hugo Klagsbrunn, presidente
Eduardo Monteiro, vice-presidente

Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD)
Deutscher Akademischer Austauschdienst (DAAD)
Martina Schulze, diretora / Leiterin
Rita Meyer, coordenadora de programas / Programmkoordinatorin
Rebeca Mendonça, coordenadora de programas / Programmkoordinatorin

Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)
Maria José Chevitarese, diretora
Andrea Adour, vice-diretora

AGRADECIMENTOS
Instituto Moreira Salles, André Cardoso, Manoel Corrêa do Lago, Sandra Lyra, Ricarda Musser, Fany Solter, Aloysio Fagerlande, Daniel Guedes, Marcus Ribeiro, Michael Uhde, Flávio Augusto, Thadeu de Moraes Almeida.

APOIO
Academia Brasileira de Música (ABM)
Instituto Goethe do Rio de Janeiro (Goethe-Institut Rio de Janeiro)
Escola Superior de Música de Karlsruhe (Hochschule für Musik Karlsruhe)