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Temporada 2014

Ana Vidovic interpreta o Concerto de Aranjuez com a OSUFRJ

Foto: Ana Liao
Ana Vidovic
Vidovic com a OSUFRJ no III Festival Internacional de Violão da UFRJ.

Concertos UFRJ apresentam no mês de janeiro uma seleção de grandes momentos da temporada 2013 do programa. Nesta semana o destaque é a apresentação da violonista croata Ana Vidovic no encerramento do III Festival Internacional de Violão da UFRJ.

Concertos UFRJ apresentam no mês de janeiro uma seleção de grandes momentos da temporada 2013 do programa. Nesta semana o destaque é a segunda parte do recital da violonista croata Ana Vidovic no encerramento do III Festival Internacional de Violão da UFRJ. Acompanhada pela Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ) e sob a direção do maestro Tobias Volkmann, Vidovic interpretou o famoso Concerto de Aranjuez, do compositor espanhol Joaquín Rodrigo. A gravação ao vivo foi realizada no dia 27 de outubro de 2012 no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música.

 

O programa completa edição que levou ao ar a primeira parte do recital em que Vidovc, uma das maiores virtuoses da atualidade, tocou peças de Joaquim Turina, Fernando Sor, Bach e William Walton.

 

 
podcast

Ouça aqui o programa: 

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Toda segunda-feira, às 22h, tem “Concertos UFRJ” na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!
Programas anteriores podem ser encontrados na seção .
   

Concerto de Aranjuez

 

Talvez a obra para violão e orquestra mais executada, o Concerto de Aranjuez é uma das maiores criações para o instrumento escritas no século passado. Composto no início de 1939, quando Rodrigo estava em Paris, distante de sua amada Espanha então conflagrada pelas guerra civil, e no epicentro de uma Europa prestes a sucumbir à Segunda Guerra Mundial, tem como inspiração os belos jardins do Palácio Real de Aranjuez, originalmente construído como residência de primavera de Filipe II de Espanha e redesenhado em meados do século XVIII para Fernando VI.

 

Foi a primeira peça que compôs para violão e orquestra. Sua estreia ocorreu em 9 de novembro de 1940, no Palácio da Música Catalã, em Barcelona, tendo como solista Regino Sáinz de la Maza y Ruiz, a quem a obra é dedicada. A orquestra, a Filarmônica de Barcelona liderada na ocasião por César Mendoza Lasalle.

 

O concerto está dividido em três movimentos (Allegro con spirito, Adagio e Allegro gentile) e, como afirma o autor, tenta capturar “a fragrância das magnólias, o cantar dos pássaros e o jorro das fontes” dos jardins de Aranjuez. Ainda segundo Rodrigo, o primeiro movimento é “animado por um espírito e um vigor sem que nenhum dos dois temas interrompa seu ritmo incansável”, o segundo “representa um diálogo entre guitarra e instrumentos de sopro (corne inglês, fagote, oboé, trompa, etc.)”, e o último “lembra uma dança cortesã em que a combinação de tempo duplo e triplo mantém um ritmo tenso até a barra de fechamento”.

 

A orquestração é bastante leve e o violão, que raramente confronta o conjunto da formação, dialoga com diversos instrumentos como o corne inglês no segundo movimento, uma das melodias mais inspiradas do compositor e que ganhou inúmeras versões autônomas.

 

Rodrigo e sua esposa Victoria mantiveram silêncio por muitos anos sobre as fontes do segundo movimento, o que fez crescer a suspeita de que houvesse sido sugerido pelo bombardeio de Guernica, em 1937. Em sua autobiografia, Victoria afirma entretanto que é uma evocação dos dias felizes da lua de mel, ao mesmo tempo, que uma resposta à tristeza da perda do primeiro filho do casal.

Fotos: Ana Liao

Ana VidovicAna Vidovoc

 

Recuerdos de la Alhambra

 

Após o Concerto de Aranjuez, Vidovic tocou como bis o famosa Recuerdos de la Alhambra(Memórias da Alhambra), do compositor espanhol Francisco Tárrega (1852 –  1909). Tárrega, como muitos músicos de sua época, combinou a tendência romântica europeia com elementos do folclore espanhol, o que transparece na obra, escrita em 1896.

 

Fantasía para un gentilhombre

 

Encerrando o programa, Concertos UFRJ levaram ao ar mais uma obra de Joaquín Rodrigo, a Fantasía para un gentilhombre. Rodrigo a compôs em 1954, a pedido de Andrés Segovia, o gentilhombre do título. O próprio Segovia a estreou em 5 de março de 1958, em San Francisco, EUA, com a San Francisco Symphony conduzida por Enrique Jordá. Seus quatro movimentos (Villano y Ricercare; Españoleta y Fanfare de la Caballería de Nápoles; Danza de las Hachas; e Canario) são baseados em danças curtas para violão solo de autoria do compositor espanhol do século XVII, Gaspar Sanz. A interpretação veiculada foi a do violonista Narciso Yepes com a Orquestra de Câmara Inglesa dirigida por García Navarro.

 

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Resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, o programa radiofônico Concertos UFRJ vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado pelo professor André Cardoso, as edições passadas podem ser acompanhadas no podcast, audio sob demanda, da Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: concertosufrj@musica.ufrj.br.