Categorias
Notícias

Saulo Laucas interpreta canções italianas no Um Novo Olhar

Um Novo Olhar apresenta, em seu site, o recital “Cancioneiro Italiano”, com o tenor Saulo Laucas. Cego e autista, e bacharel em Canto pela Escola de Música da UFRJ. Projeto é uma parceria da Funarte com a UFRJ.

Já está no ar, no site www.umnovoolhar.art.br, o recital “Cancioneiro Italiano”, com o tenor Saulo Laucas. Saulo, que é cego de nascença, foi diagnosticado autista aos três anos de idade e, desde criança, descobriu seu talento para a música. Com apoio da família e de professores, estudou piano e, mais tarde, canto. Hoje, bacharel em canto pela Escola de Música da UFRJ, segue carreira como tenor, com apresentações em diversas cidades brasileiras e aparições na TV – ele também gravou um CD, Belle Canzoni Italiane. 

  Foto: Reprodução
  2021saulo.png

O Um Novo Olhar é uma parceria da Fundação Nacional de Artes – Funarte com a UFRJ, com curadoria de sua Escola de Música.N

o site do Um Novo Olhar, Saulo apresenta um recital com um repertório que escolheu especialmente para a ocasião. Sua intenção, diz, é evocar as canções napolitanas que se tornaram clássicas na cultura italiana, despertando o interesse do público. A maioria dessas músicas apresentadas foi composta no final do século XIX e início do século XX.

Leia aqui uma entrevista com o artista e outras notícias sobre as atividades do Um Novo Olhar.

Sobre o projeto Um Novo Olhar

Desenvolvido conjuntamente pela Fundação Nacional de Artes – Funarte e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, por meio da Escola de Música da Universidade, o Um Novo Olhar tem como alvo promover a inclusão e o acesso de crianças, jovens e adultos com algum tipo de deficiência, por meio das artes e da capacitação de professores e de regentes para coro. Com a exibição online de performances de artistas e vídeo podcasts (vodcasts) sobre arte e acessibilidade; com lives e uma série de publicações, o projeto tem também o objetivo de ampliar a percepção de toda a sociedade sobre as deficiências.