Bernhard Lörcher, violoncelo Natural de Freiburg, desde muito jovem atuou em orquestras juvenis por toda a Europa. Estudou em Karlsruhe com o Prof. Martin Ostertag e completou sua formação em música de câmara em Viena, com o Quarteto Alban Berg e o Trio Haydn de Viena. Participou de vários grupos camerísticos e em diversos festivais de música, com concertos em toda a Europa. Em 1994, foi vencedor do primeiro prêmio no concurso Mendelssohn, em Berlim. Desde 1999, atua como violoncelista da Filarmônica de Stuttgart, e desde 2001 como violoncelista principal, na mesma orquestra. Veio ao Brasil pela primeira em 2006, e desde então tem atuado no país como professor, palestrante e solista em vários festivais e cursos.
Hugo Pilger, violoncelo (professor coordenador) Doutor em música pela UNIRIO, é natural de Porto Alegre-RS. Estudou com Márcio Malard e formou-se no curso de Bacharelado da UNIRIO, na classe do professor Alceu Reis. Como solista, se apresentou à frente de inúmeras orquestras brasileiras. Realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. É primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali e professor da classe de violoncelo da UNIRIO. Recentemente lançou o CD duplo, DVD e BluRay intitulado Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano com a pianista Lúcia Barrenechea. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.
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Alguns professores. De cm. para bx. e da esq. para dir.;Petar Hristov, Brandt Attema, Kaya Han, Bernhard Lörcher, Will Sanders, Stephan Hoffmann. Holger Speck e Isao Nakamura |
Roberto Domingos, piano Brasileiro, completou seus estudos de piano com Henriqueta Duarte, na Faculdade de Música e Artes do Paraná. Com bolsas de estudo recebidas do DAAD e o CNPq, Domingos fez pós-graduação na Universidade de Música de Karlsruhe com Fany Solter e Dinorah Varsi. Estudou no Conservatório Tchaikovsky, em Moscou, com Rudolf Kehrer. Tornou-se pianista associado na Escola de Música de Karlsruhe, em 1993, e desde 1999 ativamente na Academia. Além de seu trabalho empenhado na universidade, participa regularmente de seminários e master classes, tanto em Alemanha quanto no exterior, e tem sido um membro do júri em vários concursos de piano. Em 2007 foi nomeado professor de piano na Universidade de Música de Karlsruhe por suas realizações e seu trabalho meritório
Ingrid Barankosvky, piano (professora coordenadora) A pianista Ingrid Barancoski tem ocupado posição de destaque no cenário da música contemporânea no Brasil. Seu repertório abrange todos os períodos estilísticos, com especial interesse para a música do nosso tempo. Já foi responsável pela estreia mundial de mais de 35 obras, sendo várias dedicadas a ela por renomados compositores como Almeida Prado, Ricardo Tacuchian, Roberto Victorio e Orlando Alves. Ingrid é Doutora em Música pela Universidade do Arizona (Piano / Teoria da música) e Mestre em Artes pela Eastern Illinois University. No seu Doutorado contou com bolsa da CAPES e durante o seu mestrado atuou como pianista acompanhadora de instrumentistas de corda e sopro como bolsista da universidade. Participou também de renomados festivais, como o Cliburn Piano Institute (EUA) e Centre Acanthes (França). É detentora de premiações em concursos nacionais e internacionais, entre os quais The President´s Competition (Universidade do Arizona, EUA) e IBLA Grand Prize (Ragusa-Ibla, Itália). Desde 1998 Ingrid Barancoski é docente do Instituto Villa-Lobos da UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), atuando também no Programa de Pós-Graduação em Música.
Stephan Hoffmann, formação vocal e educação musical Estudos em Ensino na Escola Básica, Canto, Educação Musical, Regência como disciplina principal, Diploma de Professor de Música. Professor de Música na Hilda-Gymnasium em Pforzheim desde 1985, Professor convidado na Escola Superior de Música de Karlsruhe. Membro da Associação Alemã dos Pedagogos de Canto. Formação ainda em “Professor de Movimentos”. O Prof Hoffmann, tem experiências múltiplas no ensino e prática da música como, por exemplo, no contexto da “Saúde do professor em Baden-Württemberg”: Palestras sobre o tema “Quando a voz não afina”, de 2006 a 2007 nos presídios de Freiburg, Stuttgart, Karlsruhe e Tübingen. Em Karlsruhe: “O que fazer se a voz não afina – se o som permanece preso na garganta?”. “Treinamento vocal como auxiliar no desenvolvimento da personalidade dos alunos”. Cursos na Escola Superior de Música de Karlsruhe: “Som da voz e estresse diário”; “Nossa voz falada – espelho de sentir-se bem e garantia de motivação dos alunos”; “A coluna dorsal: proteção do corpo e da respiração”, entre outros. O professor abordará em suas aulas assuntos de suas especialidades e se interessa por discutir a realidade do ensino da música nas escolas de música brasileiras com os participantes.
Valéria Matos, regência (professora coordenadora) Doutor em música pela UNIRIO, é natural de Porto Alegre-RS. Estudou com Márcio Malard e formou-se no curso de Bacharelado da UNIRIO, na classe do professor Alceu Reis. Como solista, se apresentou à frente de inúmeras orquestras brasileiras. Realizou turnês em diversos países da Europa, América do Sul e do Norte. É primeiro violoncelo da Orquestra Petrobras Sinfônica, membro do Quarteto Radamés Gnattali e professor da classe de violoncelo da UNIRIO. Recentemente lançou o CD duplo, DVD e BluRay intitulado Presença de Villa-Lobos na Música Brasileira para Violoncelo e Piano com a pianista Lúcia Barrenechea. É autor do livro Heitor Villa-Lobos, o violoncelo e seu idiomatismo.
Holger Speck, canto Fundador e diretor artístico do Ensemble Vocal Rastatt e Les Favoritos. Desenvolveu uma sólida reputação internacional destacando-se pelo carisma e conhecimento musical. Participa regularmente de importantes festivais, se apresentando em salas de concerto como a Festspielhaus Baden-Baden, Filarmônica de Mulhouse, Handel Festival Karlsruhe, Festival Europeu de Música de Stuttgart, Schwetzingen Festival, Festival Europeu de Música da Igreja Schwabisch Gmund, e Rhein Vokal Festival. Foi ganhador de prêmios em concursos nacionais e internacionais, com o Vocal Ensemble Rastatt. Suas numerosas gravações receberam aclamação internacional. Atualmente é professor na Universidade de Música de Karlsruhe.
Carol McDavid, canto (professora coordenadora) Carol McDavit é Mestre em Música pela Manhattan School of Music de Nova Iorque. Como solista das principais orquestras do pals, sob a regência dos Maestros Eleazar de Carvalho, Isaac Karabtchevsky, Roberto Duarte, Roberto Tibiriça, Silvio Barbato, Gyorgy Fisher e Kurt Redel, entre outros. Como camerista, realizou mais de trezentos recitais no país e no exterior (Washington, Nova York e Lille), com ênfase especial na música brasileira e americana. A atividade de Carol McDavit no exterior inclui papeis principais nas óperas Gianni Schicchi, Le Cid, The Telephone e Le Convenienze Teatrali de Donizetti, recitais em Nova York, Washington (Kennedy Center), Baltimore e Lille e Master Classes sobre técnica vocal e repertório de canção erudita brasileira e norte-americana no Conservatório de Lille, Universidade de Toronto e na Towson University, Baltimore. Gravou as Bachianas Brasileiras N. 5, de Villa-Lobos, no video comemorativo do centenário do compositor, e foi solista desta obra, acompanhada por 235 violoncelos, no concerto de encerramento do World Cello Congress em Baltimore, EUA. Seus CDs incluem obras sacras do Pe. Jose Mauricio, o oratório Colombo de Carlos Gomes (Prêmios Sharp e de Melhor Disco de 1998 de Música Brasileira Erudita pela Associação Paulista dos Críticos de Arte) e coletâneas de canções brasileiras em duo corn a pianista Maria Teresa Madeira (Trovas e Cantares) e corn o violonista Turíbio Santos (Amazônia é Brasil). É professora de canto e ópera no Instituto Villa Lobos da UNIRIO no Rio de Janeiro, onde desenvolve importante projeto de montagens de ópera.
Peter Hristov, oboé Petar Hristov nasceu em 1979 em Dobrich, Bulgária. Depois de se formar na Escola Superior de Música “Dobri Hristov” em Varna, estudou na Academia de Música Estatal em Sofia na aula de oboé de Georgi Zhelyazov, na Academia de Música de Lübeck com Diethelm Jonas e na Universidade de Música Karlsruhe na aula de solista de Thomas Indermühle e na aula de música de câmara por Wolfgang Meyer. Ele recebeu inúmeros prêmios e prêmios, ia. no Concurso 60º Music “Primavera de Praga” (República Checa), o “Gillet-Fox” Oboe Concorrência da Sociedade Duplo Reed International em Ithaca / Nova York (EUA), nas competições internacionais para Oboé “Giuseppe Ferlendis” em Bergamo, “Giuseppe Tomassini” Petritoli (Itália), “Richard Lauschmann” em Mannheim, na competição de música de câmara “Gaetano Zinetti” em Verona (Itália), competição Duo sueco Internacional em Katrineholm (Suécia), “Dr. Büttner “em Karlsruhe. Em 2007 ganhou o Musikpreis Schloss Waldthausen do SWR e o Landesmusikrat Rheinland Pfalz.Como solista Petar Hristov se apresentou com a Orquestra Munich Câmara, a Baden-Baden Philharmonic, a Sinfonietta Köln, a Warner Philharmonic e jogou como um membro conjunto com o Ensemble Phoenix Basileia, a orquestra da Ópera de Frankfurt, a Orquestra Sinfonica de Navara (Espanha), Orquestra Sinfônica de Mulhouse (França), Orquestra Sinfônica do Jura (Suíça), Orquestra Sinfônica da Rádio Nacional da Bulgária, Ópera Nacional da Bulgária, Sofia. Petar Hristov foi professor na master classes para oboé em Palma de Mallorca, bem como assistente de Thomas Indermühle no Conservatório de Música de Karlsruhe.
Brandt Attema, trombone O trombonista baixo Brandt Attema é associado à Radio Filharmonisch Orkest desde 1999. Ele também é membro regular do Nederlands Blazers Ensemble e da Nieuw Trombone Collectief. Ele também foi substituído pelo conjunto Asko / Schoenberg e por muitas orquestras, incluindo a Orquestra Filarmônica de Roterdan. Em setembro de 1999, Brandt Attema venceu a competição internacional de trombone baixo em Guebwiller – França. Desde então, ele foi convidado como solista e professor em vários festivais de renome em todo o mundo. Desde setembro de 2007, Brandt Attema é professor de trombone baixo no Conservatório Real de Haia. Em julho de 2008, Brandt Attema estreou com sua dupla regular com a harpista Astrid Haring no World Harp Congress em Amsterdã. Como dupla, eles inspiram muitos compositores a escrever para esta combinação especial. Eles fizeram concertos no Brasil, Cingapura, Dinamarca, Suécia e Alemanha, entre outros.
João Luiz Areias, trombone (professor coordenador) Professor da UNIRIO, ministrou cursos nos mais importantes festivais do Brasil, e foi Presidente da Associação Brasileira de Trombonistas (2003/2007), além de atuar como membro do Board of Advisers da International Trombone Association. Criador do Festival Internacional de Trombone da UNIRIO e coordenador do Festival Brasil-Alemanha, é 1º trombone da Orquestra Petrobras Sinfônica e atua como camerista junto ao Art Metal Quinteto. Bacharel pela UFRJ e Mestre pela UNIRIO onde cursa seu Doutorado.
Will Sanders, trompa Natural de Venlo, na Holanda. Estudou trompa em Maastricht com H.Crüts e E. Penzel. Participou da Orquestra de Jovem na União Europeia. Atuou na Orquestra Nacional de Opera de Mannheim, na Orquestra Sinfônica de Baden/Baden, e na Orquestra Sinfônica da Rádio de Baviera. De 1992 a 1997 foi solista do Festival de Bayreuth. Colaborou com as principais orquestras alemãs dirigidas pelos mais conceituados maestros, tendo sido músico convidado da Orquestra Filarmônica de Viena. Atuou sob a direção de grandes nomes da regência como Claudio Abbado, Lorin Maazel, Georg Solti, Marins Janssons, James Levine e Daniel Baremboin, entre outros. Em 1999 começou a ministrar as disciplinas de trompa e música de câmara como professor catedrático da Escola Superior de música de Karlsruhe. Atualmente é professor de trompa na Escola Superior de Música de Karlsruhe.
Tiago Carneiro, trombone (professor coordenador)
Xiayi Yiang, piano correpetição
Kaya Han, piano Kaya Han, de ascendência coreana, nasceu no Japão. Ganhou vários prêmios, ainda criança, em várias competições de piano no Japão. Estudou em Tóquio e continuou seu treinamento em Freiburg sob a orientação de Edith Picht-Axenfeld, e teve aulas com Peter Feuchtwanger, Vitaly Margulis e Bruno Leonardo Gelber. Foi ganhadora do primeiro prêmio na 44ª Competição Internacional em Genebra, dando concertos em toda a Europa, Canadá e Ásia. Em 1995, ela fundou o Duo Konflikt com o tocador de percussão Isao Nakamura. Atualmente leciona no International Ferienkursen für Neue Musik em Darmstadt e é professora na Escola Superior de Música em Karlsruhe, na Alemanha.
Ronal Silveira, trombone (professor coordenador) Atual Diretor da Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, é professor de Piano. É doutor em Música pela UNIRIO na área de Teoria e Prática da Interpretação, possui mestrado em Música – Performance pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e bacharelado em Instrumento – Piano pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro. Pianista detentor de 17 prêmios em concursos de piano.
Isao Nakamura, percussão Nascido em 1958 em Osaka, Isao Nakamura, 8 anos, estreou no tradicional tambor “Matsuri” no Festival Japonês. Ele estudou na Universidade de Artes de Tóquio e na Hochschule für Musik em Freiburg. Muitas turnês o levaram através da Europa e do Extremo Oriente como solistas e parceiros de música de câmara de compositores como John Cage, Heinz Holliger, Toshio Hosokawa, Mauricio Kagel, Helmut Lachenmann, Hans Ulrich Lehmann, Luigi Nono ou Karl-Heinz Stockhausen. Isao Nakamura tocou com várias orquestras e com vários maestros: Lothar Zagrozek, Rupert Huber, Steven Sloane, Jonathan Stockhammer, Kasushi Ono, Ken Takaseki, as orquestras de rádio da BR, WDR, SR, SWR, Ópera de Estugarda, Orchester National Bordeaux Aquitaine, Orquestra Sinfonica Nationale della Rai, Orquestra Filarmônica de Tóquio e Orquestra Filarmônica de Osaka, para citar alguns, bem como aparecer em muitos festivais internacionais. Além de muitas produções de rádio, sua discografia inclui um álbum de obras de Toshio Hosokawa (Tabibito, Sen VI, Die Lotus Blume – Stradivarius STR 33818) e o DVD “Ekstasis” de Dieter Schnebel (Wergo Muvi 200501). Com o pianista coreano Kaya Han, ele estabeleceu o “Duo Konflikt” em 1995. Seu mais novo CD “Duo Konflikt” (editionzeitklang ez80010) apresenta trabalhos dedicados a eles. Em 2006 estabeleceu o Isao Nakamura Percussion Ensemble e em 2010 Isao Nakamura and Friends. Muitos trabalhos foram compostos especialmente para ele por Toshio Hosokawa, Klaus Huber, Peter Eötvös, Younghi Pagh Paan, Robert HP Platz, Gerhard Staebler, Nikolaus Richter de Vroe, Thomas Lauck, Bernstein Pröve entre outros. Em 1986 foi premiado com o Kranichsteiner Musikpreis, em 1992, o Aoyama Musikpreis Spezialpreis e em 2004 o Saji Keizo Prize. Por muitos anos Isao Nakamura lecionou na Internationalen Ferienkurse für Neue Musik em Darmstadt (1994-2006), Seminário Internacional de Música Contemporânea Akiyoshidai e Festival no Japão (1991-1998) e é Professor da Hochschule für Musik em Karlsruhe desde 1992. Yamaha Artista.
Rodolfo Cardoso, trombone (professor coordenador) Doutor em música pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rodolfo Cardoso atua nesta instituição como professor de percussão e música de câmara, além de desenvolver atividades de pesquisa e extensão. Professor convidado para lecionar em festivais de música tanto no Brasil quanto no exterior é integrante desde 2012 do Programa de Intercâmbio estabelecido entre a UniRio e a Universidade de Örebro – Suécia, cujo foco central é o ensino e divulgação da música popular brasileira. Formado em licenciatura em música pela Universidade de Brasília – UNB – estudou percussão com o professor Luiz D’Anunciação no Colégio Preparatório de Instrumentistas da OSB. Paralelamente sempre trabalhou na área da música popular, tendo atuado ao lado de nomes como: Antonio Adolfo, Paulo Moura, Diana Krall, Marisa Gata Manso, Cássia Eller, Zélia Duncam, Caetano Veloso, Nelson Faria, Carlos Malta, Adriano Giffoni, Yuri Popov, Fernando Moura, Ronaldo Diamante, Tomás Improta, Victor Biglione, Orquestra de Cordas Brasileira, Leila Pinheiro, Luiza Borges, Joel Nascimento, Orquestra Pixinguinha, Guinga, Lenine, Rosa Passos, Bibi Ferreira, Zizi Possi e vários outros.
Marcelo Jardim, regência (professor coordenador) Doutor em Práticas Interpretativas pela UNIRIO, e Mestre em Práticas Interpretativas/Regência pela UFRJ, concluiu o bacharelado Regência também pela UFRJ. É professor de Regência de Banda e Prática de Orquestra da Escola de Música da UFRJ, na qual é atualmente vice-diretor, diretor artístico e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ. Atua também como professor orientador do PROMUS – Programa do Mestrado Profissional em Música da UFRJ, para o qual coordena também as Jornadas de Trabalho. É consultor artístico e coordenador pedagógico dos cursos de capacitação para regentes e instrumentistas de bandas de música, denominado Painéis FUNARTE de Bandas de Música, realizados pela Fundação Nacional de Artes, tendo sido responsável pelo Projeto de Edições de Partituras para Banda, da mesma instituição. Em 2018 atuou como diretor artístico da I Bienal Funarte de Bandas de Música, evento no qual se envolveram as principais representações das bandas do Brasil. Foi o responsável pela criação e organização do curso de regência de banda no Instituto Estadual Carlos Gomes, em Belém/PA. Também para a Fundação Carlos Gomes, atuou na direção artística do Festival Música das Américas em todas as suas cinco edições, de 2013 a 2017, e na direção artística do Festival Internacional de Música do Pará, nas edições de 2014 a 2018. Frequentemente atua em concertos non Brasil, América-Latina, Estados Unidos e Europa, como regente e palestrante convidado. Atua como professor em alguns dos mais prestigiados festivais de música da América-Latina.
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