Categorias
Produção Artística

Salão Leopoldo Miguez

salo_leopoldo_miguzFoi construído para proporcionar ao então Instituto Nacional de Música um local para concertos e outras solenidades. O projeto arquitetônico é de autoria do arquiteto Cipriano Lemos e inspirado na Sala Gaveau de Paris. No belo e amplo foyer, que dá acesso à platéia, destacam-se os painéis do pintor Antônio Parreiras (1860-1937) intitulados {source}
<a href=”https://musica.dev.coordcom.ufrj.br/wp-content/uploads/images/noticias/quadros/ossons.jpg” rel=”shadowbox[quadros]” title=”<em>Os sons</em>, Antônio Parreiras (1860-1937)”>”Os sons”</a>
{/source}, {source}
<a href=”https://musica.dev.coordcom.ufrj.br/wp-content/uploads/images/noticias/quadros/eolo.jpg” rel=”shadowbox[quadros]” title=”<em>Éolo</em>, Antônio Parreiras (1860-1937)”>”Eolo”</a>
{/source}, {source}
<a href=”https://musica.dev.coordcom.ufrj.br/wp-content/uploads/images/noticias/quadros/orpheo.jpg” rel=”shadowbox[quadros]” title=”<em>Orpheo</em>, Antônio Parreiras (1860-1937)”>”Orpheo”</a>
{/source} e {source}
<a href=”https://musica.dev.coordcom.ufrj.br/wp-content/uploads/images/noticias/quadros/osiris.jpg” rel=”shadowbox[quadros]” title=”<em>Osíris</em>, Antônio Parreiras (1860-1937)”>”Osíris”</a>
{/source}. Acima do foyer um mezanino dá acesso ao primeiro balcão. O acesso ao segundo balcão se dá através do foyer da Sala da Congregação, um andar acima.

 

O interior do Salão Leopoldo Miguez possui paredes decoradas e ornamentos. No palco destaca-se um afresco do pintor Carlos Oswald (1882-1971) e o grande instalado em 1954. Sobre o palco estão também dois pianos de cauda inteira da marca Steinway modelo D.

 

Sua acústica é considerada uma das melhores do país, sendo usado constantemente por diversos artistas, conjuntos e orquestras para gravações. Em seu interior são realizados diversos eventos entre concertos de câmara, sinfônicos e óperas, além de uma série de outras atividades como aulas, ensaios, palestras e formaturas.