Primeiro periódico de musicologia do País, publicada ininterruptamente até 1945, a revista foi retomada em 1980, sofreu interrupções em sua regularidade, e voltou a circular em 2010, agora sob responsabilidade do Programa de Pós-Graduação da Escola (PPGM).
Revista Brasileira de Música | | | | | Volume 25/1 - Junho 2012
Análises da Música Popular
E ste volume da ste volume da RBM tem como eixo temático "Análises da música popular" e propõe uma aproximação da análise musical rumo à crítica cultural, reiterando as possibilidades de diálogo e conciliação de posturas teóricas e políticas colocadas frequentemente sob supostos confrontos e antagonias. Versão Digital | | | | | | Volume 24/2 - Outubro 2011
Tradição e inovação no século XX
E ste volume da RBM tem como eixo temático "Tradição e inovação no século XX". Apresenta posicionamentos críticos e analíticos pertinentes ao estudo da música no Brasil do período, especialmente voltados aos desafios da inovação e a busca pela tradição, seja no contexto de construção de identidade nacional, seja em momento posterior que expresse o intuito de superação dessas amarras estético-ideológicas. Que este volume propicie ao leitor um significativo encontro com a análise musical e a crítica histórico-musical. Versão Digital | | | | | | Volume 24/1 - Junho 2011
O Longo Século XIX
O presente volume tem como eixo temático “O longo século XIX” e apresenta posicionamentos críticos pertinentes ao estudo da música no Brasil do período, especialmente voltados a questões de identidade e alteridade, sob as perspectivas diversas da crítica cultural, da história da recepção, da sociologia, dos estudos estilísticos, da história cultural e dos estudos da música popular. Versão Digital | | | | | | Volume 23/2 - Outubro de 2010
Repercussões do Longo Século XVIIO volume tem como eixo temático as “Repercussões do longo século XVIII” e apresenta contribuições de interesse geral e específico. Versão Digital | | | | | | Volume 23/1 - Abril de 2010 O conteúdo deste volume abrange questões críticas, entre as quais o conceito de autoria no Ocidente e suas ramificações na música – de especial interesse para a musicologia – e os conceitos de realidade social do cotidiano e o processo de socialização musical – no campo da educação musical. Versão Digital | | | |
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