Temporada anual

A Escola de Música é responsável por boa parte da oferta de concertos na cidade do Rio de janeiro. Sua diversificada produção abrange desde a música antiga até a contemporânea, com especial ênfase na música brasileira. Sua temporada artística é consequência direta das atividades acadêmicas desenvolvidas por seus professores, alunos e técnicos e é apresentada ao público em suas três salas de concertos, sempre com entrada franca.

 

Os destaques da temporada 2010 são os eventos em torno do tema “Ópera”. O primeiro deles será a montagem de 'Il segreto di Susanna” de Wolf-Ferrari, que sobe à cena em abril em versão com acompanhamento de piano. No mês de maio ocorre o Concurso Nacional de Canto / Ópera 2010 que, com mais de 80 candidatos inscritos de todo o Brasil, revelará os novos talentos do canto lírico. Julho será o mês da estréia de “Die Opernprobe” de Lortzing, pela primeira vez encenada no Brasil. O mês de agosto nos reserva uma semana inteira dedicada a ópera na “Semana de Aniversário”. Nas partes da manhã e tarde será realizado o Simpósio Internacional de Musicologia, com o tema “A atualidade da ópera” e a participação de alguns dos maiores especialistas abordando o tema em coferências e mesas de debates, seguidos sempre de um concerto. A ópera “Il Rè” de Giordano sobe à cena em setembro e encerando o ano a estréia de “A hora e a vez de Augusto Matraga” de João Gulherme Ripper a partir de famoso conto de Guimarães Rosa.

 

São destaques ainda na temporada de 2010 as séries tradicionais como “Talentos UFRJ”, todas as quartas-feiras às 18:30h, e o Panorama da Música Brasileira Atual, no mês de outubro. Veja aqui os eventos programados até agora.