Grupo de Percussão da UFRJ

O "Grupo de Percussão da UFRJ" foi criado pelo Prof. Doutor Pedro Sá em 2009, ano em que o docente passou a integrar o quadro efetivo da cadeira de percussão da UFRJ. Além de ser um  conjunto, o Grupo de Percussão da UFRJ é também uma matéria obrigatória de música de câmara (disciplina Prática de Percussão) em seis períodos, do curso de Bacharelado em Percussão da Escola de Música da UFRJ.

grupopercbO grupo é integrado por alunos e tem repertório bastante eclético: música contemporânea, música histórica para essa formação (obras emblemáticas de seu repertório específico) e música brasileira, incluindo eventualmente transcrições de música popular,  especialmente quando o Grupo se apresenta para crianças. O Grupo de Percussão da UFRJ não tem limites sonoros com relação a princípios acústicos e meios de obtenção sonora, em formações diversas (desde duo até treze percussionistas ou mais), podendo ter a participação de outros instrumentos convidados (piano, sopros, eletrônica...), dependendo do repertório. Eventualmente alunos de percussão do curso de extensão da EM e também percussionistas externos a UFRJ se juntam ao Grupo, como convidados.

O Grupo de Percussão da UFRJ tem se apresentado em concertos públicos e didáticos na Escola de Música desde sua criação, em 2009, e desde 2018 interpreta em primeira audição as obras compostas por alunos do Bacharelado em Composição da EM - através da disciplina Laboratório de Percussão,  criada e ministrada pelo Prof. Dr. Pedro Sá.

Integrantes: Wesley Lucas, Rafael de Oliveira, William Moraes, Raphael Dias, Eliezer Macedo, Matheus Marcelino, , Michel Freitas, Mateus Santos e Samara Cristine.
newsletter

Assine nossas newsletters e receba em seu e-mail informações atualizadas sobre as atividades da Escola.

Produção e projetos operísticos

Com uma longa tradição, os projetos operísticos são um destaque da produção artística da EM.

Festivais, Seminários, Congressos

A Escola patrocina uma série de importantes encontros acadêmicos e culturais.

RBM, Anais e publicações

A Escola edita algumas das mais respeitadas publicações da área dos estudos musicais.

Como registrar a sua música

Saiba o que precisa fazer para registrar suas músicas no registro no Serviço da Escola.

Biblioteca Alberto Nepomuceno

O acervo inestimável da Biblioteca abriga boa parte da memória da música no Brasil.

Museu Delgado de Carvalho

O acervo é composto por instrumentos musicais de diversas culturas de todo o mundo.

Laboratórios e Centros de Estudos

São núcleos de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos em torno de temas específicos.

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Certeza de qualidade artística, a produção fonográfica UFRJ/Música ganhou vários prêmios e distinções.