Camerata de Cordas Dedilhadas UFRJ

camerata 6 05 03 2015Criada em 2013 (Congregação de 15 de julho de 2013) como grupo de representação da Escola de Música da UFRJ, vinculada ao projeto de pesquisa: "Música brasileira para cordas dedilhadas: produção, pesquisa e interpretação", apoiado pelo Edital FAPERJ No. 03/2016 – Apoio à Produção e Divulgação das Artes no Estado do rio de Janeiro.

São objetivos do grupo de câmara: pesquisar novas articulações de sonoridades e timbres entre os instrumentos cordofonicos dedilhados tais como: cavaquinho, bandolim, viola de 10 cordas e violões de 6 e 7 cordas, violão tenor e violão requinto; investigar e refletir à luz da poética e da prática interpretativa, os maneirismos, nuances e as inflexões instrumentais características de cada um destes instrumentos; difundir e integrar as obras produzidas ao processo de construção e interpretação de performers, violonistas, bandolinistas, cavaquinistas, guitarristas entre outros cordofonistas, ampliando, reunindo, contextualizando e analisando o repertório selecionado; criar novas formas de diálogo entre departamentos de formação técnico-instrumental e de composição das instituições de ensino superior, assim como outros compositores e músicos convidados que venham contribuir para a pesquisa, que também prevê a participação do corpo discente dos cursos de graduação em composição, bacharelados em instrumentos e licenciatura. Atualmente o grupo prepara o registro fonográfico e as partituras das obras selecionadas para divulgação em página virtual própria.

Integram o grupo de câmara os professores-pesquisadores da UFRJ: Henrique Cazes - cavaquinho; Paulo Sá - bandolim; Marcus Ferrer - viola de 10 cordas; Celso Ramalho - violão requinto; Bartholomeu Wiese - violão de 6 cordas; Marcello Gonçalves - violão de 7 cordas; além de outros músicos-pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação associados ao projeto de pesquisa. A Camerata tem se apresentado em espaços culturais e eventos academicos-científicos tais como: I Encontro Internacional de Cordofones da UFRJ (2015), Centro Cultural do Poder Judiciário, Panorama da Música Brasileira Atual, PERFORMA'17 - ABRAPEM 2017, AMPPOM 2017, FESTFIC 2017, Sítio Burle Marx entre outros.

Contatos através do e-mail ou da da página eletrônica do grupo.

newsletter

Assine nossas newsletters e receba em seu e-mail informações atualizadas sobre as atividades da Escola.

Produção e projetos operísticos

Com uma longa tradição, os projetos operísticos são um destaque da produção artística da EM.

Festivais, Seminários, Congressos

A Escola patrocina uma série de importantes encontros acadêmicos e culturais.

RBM, Anais e publicações

A Escola edita algumas das mais respeitadas publicações da área dos estudos musicais.

Como registrar a sua música

Saiba o que precisa fazer para registrar suas músicas no registro no Serviço da Escola.

Biblioteca Alberto Nepomuceno

O acervo inestimável da Biblioteca abriga boa parte da memória da música no Brasil.

Museu Delgado de Carvalho

O acervo é composto por instrumentos musicais de diversas culturas de todo o mundo.

Laboratórios e Centros de Estudos

São núcleos de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos em torno de temas específicos.

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Certeza de qualidade artística, a produção fonográfica UFRJ/Música ganhou vários prêmios e distinções.