Ouça aqui o programa: | |
O violão é, quase certamente, o instrumento que consegue expressar com mais fidelidade a identidade brasileira. Foi dedilhando as cordas de um violão que o poeta Domingo Caldas Barbosa, ainda no século XVIII, fez sucesso em Lisboa cantando suas modinhas. Outro modinheiro carioca, Joaquim José Gago da Câmara, atravessou as fronteiras que separavam as ruas dos salões da Corte de D. João VI, alcançando fama e fazendo ouvir suas canções, compostas ao som de uma viola e, depois, transpostas para as sonoridades aristocráticas do cravo. Foi também numa singela viola de arame que Padre José Maurício, o mais importante compositor das Américas no séc. XIX, ministrava aulas. Para o violão, outro extraordinário gênio musical, Villa-Lobos, algumas de suas obras mais importantes – um repertório hoje consagrado. O que dizer então da desconcertante batida de João Gilberto criando com Tom Jobim o estilo que, misturando samba e jazz, tornou a Bossa Nova, originalmente expressão musical da Zona Sul carioca conhecida internacionalmente?
O violão, em particular o sotaque característico que ganhou entre nós, é o tema da quinta edição de “Concertos UFRJ”, programa produzido pela Escola de Música da UFRJ (EM) em parceria com a Rádio Roquete Pinto (FM 94,1), que vai ao ar toda segunda-feira às 22h com apresentação de André Cardoso, regente e docente da EM. Em pauta, o CD (Ver matéria) recentemente lançado pelos “Violões da UFRJ”, grupo formado por oito instrumentistas da graduação e da pós-graduação da EM e coordenado por Bartholomeu Wiese - professor da instituição e convidado especial.
Além de fornecer uma amostra impressionante da musica brasileira contemporânea dedicada ao violão, o CD sai em um momento particularmente significativo, pois em outubro estaremos comemorando 30 anos da implantação do bacharelado do instrumento na UFRJ, o primeiro do gênero no país.
Para comemorar a data a EM está organizando um festival violonístico Violão na UFRJ: 30 anos, com atrações nacionais e internacionais, concertos, master classes e muito mais.
O programa "Concertos UFRJ" pode ser acompanhado on line ou no podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto. Contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programa 6 – Dia 6 de setembro – O Padre Mestre Se hoje muitos reconhecem o "Aleijadinho" e Mestre Valentim como os mais geniais representantes do barroco brasileiro com certeza ignoram os nomes dos músicos que foram os compositores contemporâneos aos dois mestres escultores. Dentre os compositores brasileiros do período destaca-se o nome do Padre José Maurício Nunes Garcia, que deve ser colocado ao lado do "Aleijadinho" e de Mestre Valentim como um dos mais brilhantes artistas do período colonial e cuja obra é uma das mais importantes do patrimônio cultural brasileiro. • Gradual de Nossa Senhora "Virgo Dei Genitrix" com o Coral dos Canarinhos de Petrópolis, a Orquestra Sinfônica da UFRJ e a regência de Marco Aurélio Lischt. Programa 7 – Dia 13 de setembro – Ciclo Bach – Programa produzido pelo professor Paulo Peloso. Bach é um dos pilares da música de concerto universal e em 2010 é homenageado pelos 260 anos de sua morte. O programa apresenta uma visão eclética da obra de Bach, inclusive com algumas reinterpretações modernas, na semana do Ciclo Bach promovido pela Escola de Música em parceria com a Sala Cecília Meireles em concertos na Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Lapa do Desterro. • Concerto em ré menor para dois violinos BWV 1043 (1º movimento) com a Academia de Música Antiga, Andrew Manze (regente e 1º violino) e Rachel Podger (2º violino). Programa 8 – Dia 20 de setembro – Representações da Primavera O mês de setembro nos traz uma nova estação do ano. Para alguns aquela mais diretamente ligada à natureza. Diversos compositores em diferentes épocas procuraram representar em música as belezas e a força da natureza e seus elementos. Uma das estações do ano que mais inspirou os compositores foi a Primavera e hoje, faltando poucos dias para seu início, traremos a você obras nela inspiradas. • Antonio VIVALDI – Primavera de As Quatro Estações. Programa 9 – Dia 27 de setembro – Panorama das Orquestras Brasileiras Sendo uma das mais representativas manifestações musicais da cultura ocidental, a orquestra sinfônica espalhou-se pelos quatro cantos do planeta como guardiã do grande repertório sinfônico de todos os tempos e como dínamo da vida musical contemporânea. Neste programa vamos conhecer um pouco do trabalho das principais orquestras brasileiras de diversas regiões. • José de ARAÚJO VIANNA – Prelúdio da ópera "Carmela" com a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e a regência de Ion Bressan. |