EM sedia Ciclo de Seminários de Musicologia do CRIJMA

A Escola de Música (EM) sediará o encerramento do 1º Ciclo de Seminários de Musicologia do Centre de Recherche sur le Jazz et Musiques Audiotactiles (CRIJMA). O evento se realiza entre os dias 14 e 25 de agosto de 2017 em cinco universidades brasileiras: UNIRIO, UFMG, UNICAMP e UFES, além da UFRJ.

 

 2017bannercrijma
  
 

Baixe aqui o folder do evento

Na EM acontece no dia 25, no Prédio de Aulas III, Edifício Ventura Corporate Towers. A etapa é uma iniciativa do núcleo Acordes, do departamento de Instrumentos de Arco e Cordas Dedilhadas. Criado em 2017 no Institute de Recherche en Musicologie (IReMus), Universidade Paris-Sorbonne, o CRIJMA e é co-dirigido pelos musicólogos e pesquisadores Laurent Cugny (Paris-Sorbonne/França), Vincenzo Caporaletti (Universidade Macerata/Itália), e Fabiano Araújo Costa (UFES/Brasil).? O Centro é responsável pela edição anual da revista acadêmica multilingue (francês, português, italiano, e inglês) RJMA - Revue Jazz et Musiques Audiotactiles, cuja proposta científica deriva da Teoria das Músicas Audiotáteis (TMA) ou mais amplamente, Teoria da Formatividade Audiotátil, criada por Vincenzo Caporaletti. Os seminários e mesas-redondas visam apresentar o programa do CRIJMA, anunciar a publicação da revista RJMA e discutir fundamentos da Teoria das Músicas Audiotáteis. Os interessados poder fazer a inscrição diretamente no site do evento e baixar aqui o folder do evento.

 

 Programação 14/8 - UNIRIO
Programa de Pós-Graduação em Música da UNIRIO
Local: Av. Pasteur, 436 - Urca,
Rio de Janeiro - RJ
Horário: 16h-19h Instituto Villa-Lobos
Sala Guerra-Peixe
Tema: Improvisação, Groove, Interação Musical : Pertinência Epistemológica Audiotátil Seminário
16h-18h
Abertura: Prof. Pedro Aragão; Prof. Cliff Korman;
Prof. Fabiano Araújo: "Improvisação, Groove, Interação Musical: Pertinência Epistemológica Audiotátil";
Prof. Laurent Cugny: "Programa científico CRIJMA/RJMA"? Discussão
18h-19h
"Música Popular e o Paradigma Audiotátil"? Master-class
19h
Prof. Laurent Cugny: "Gil Evans Paris Workshop"

21/8 - UFMG
Programa de Pós-Graduação em Música da UFMG
Local: Escola de Música da UFMG, Sala 04. Av. Antônio Carlos, 6627 - Pampulha, Belo Horizonte - MG
Horário: 15h-18h Escola de Música da UFMG
Tema: Musicologia em Perspectiva Audiotátil Seminários

 

15h
Abertura: Prof. Mauro Rodrigues; Profa. Ana Cláudia Assis (PPGM/UFMG)? 15h15
Prof. Fabiano Araújo: "O Paradigma Musicológico Audiotátil"
Prof. Laurent Cugny: "Programa científico CRIJMA/RJMA"? Pausa? Mesa-redonda
17h30
"Musicologia em Perspectiva Audiotátil" 23/8 - UNICAMP
Programa de Pós-Graduação em Música da UNICAMP
Local: Cidade Universitária Zeferino Vaz - R. Elis Regina, 50 - Cidade Universitária, Campinas - SP
Horário: 14h-18h Instituto de Artes
Tema: Música Popular e o Paradigma Audiotátil Seminário
Abertura: Prof. Rafael dos Santos? 14h15
Prof. Fabiano Araújo: "O Paradigma Musicológico Audiotátil"
Prof. Laurent Cugny: "Programa científico CRIJMA/RJMA"? Mesa-redonda
16h30
"Música Popular e o Paradigma Audiotátil"? Master-class
20h
Prof. Laurent Cugny: "Gil Evans Paris Workshop"

24/8 - UFES/Sesc Glória
Núcleo de Estudos em Música e Musicologia Audiotátil
Local: Centro Cultural Sesc Glória
Teatro Virgínia Tamanini, Centro, Vitória, ES.
Horário: 19h-21h Teatro Virginia Tamanini
Tema: Música e Formatividade Audiotátil Abertura
19h
Prof. Fabiano Araújo? Seminário
19h15 - Prof. José Eduardo Costa Silva "O ser e o vir-a-ser da música"
19h45 - Prof. Fabiano Araújo: "Formatividade e Audiotatilidade"
20h15 - Prof. Laurent Cugny: "Programa científico CRIJMA/RJMA"? Discussão
20h45 Considerações finais
21h

25/8 - UFRJ
Escola de Música da UFRJ
Local: Prédio de Aulas III, Edifício Ventura Corporate Towers, Avenida República do Chile, 330, Torre leste, 21o andar
Horário: 14h-16h
Tema: Música e Formatividade Audiotátil Abertura
14h
Prof. Celso Ramalho? Seminário
14h15
Prof. Fabiano Araújo: "Formatividade e Audiotatilidade"
Prof. Laurent Cugny: "Programa científico CRIJMA/RJMA"
Prof. Celso Ramalho: "Saber música e fazer ciência: harmonia dos contrários"?