A edição desta semana de Concertos UFRJ destaca a obra de Witold Lutos?awski, um dos maiores compositores da segunda metade séc. XX, cujo centenário de nascimento está sendo comemorado em 2013. A produção de Lutos?awski, que sofreu inúmeras transformações estilísticas, desde a inspiração folclórica das suas primeiras experiências à linguagem personalíssima da maturidade, exerce uma enorme influência sobre a música contemporânea.
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Witold Lutos?awski nasceu em 25 de janeiro de 1913, em Varsóvia, e morreu em 7 de fevereiro de 1994, na mesma cidade
Estudou piano e composição na capital polonesa, e seus primeiros trabalhos foram fortemente influenciados pela música folclórica de seu país. Seu estilo apresenta então uma ampla gama de ricas e complexas texturas. No final de 1950, começou a desenvolver técnicas composicionais próprias. Sua música deste período em diante incorpora métodos de construção de harmonias e de alturas característicos. Também adota, em diversas obras, processos aleatórios de composição.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Lutos?awski ganhou a vida tocando em bares. Algum tempo depois da guerra, as autoridades stalinistas censuraram suas composições por conderá-las formalistas e elitistas. Na década de 1980, o compositor usou seu enorme prestígio para apoiar o sindicato autônomo Solidarno?? (em português Solidariedade), que contribuiu para por em xeque o regime autoritário e o domínio da União Soviética sobre o país.
Lutos?awski descreveu sua música como uma busca por ouvintes que pensam e sentem da mesma maneira que ele - uma forma de “pescar almas” como certa vez a caracterizou. Para ele, a arte não deveria ter a intenção representar o mundo exterior, uma vez que este não necessita de representação para ser vivenciado. A música para o copositor a música expressaria “o domínio do mundo ideal, o mundo que emerge da nossa imaginação, dos nossos desejos, da nossa concepção do ideal”. E a missão do artista torná-lo acessível aos outros.
Repertório
A “Pequena Suíte para Orquestra” de Lutos?awski abriu o programa. A obra foi construída a partir de temas populares da região da Cracóvia por encomenda da Rádio de Varsóvia. A versão original foi destina à orquestra de câmara e estreada numa emissão radiofônica em 1950 pela Orquestra da Radio Polonesa. Um ano depois, Lutos?awski efetuou uma pormenorizada revisão da obra, aumentando-a de tamanho e reescrevendo-a para orquestra sinfônica. São quatro movimentos: Pícolo, Polca, Canção e Dança. A interpretação veiculada foi a do maestro Antoni Wit regendo a Orquestra Sinfônica Nacional da Rádio Polonesa.
“Prelúdio de danças para clarineta e piano” marca, na trajetória de Lutos?awski, o que o próprio compositor chamou de seu adeus ao foclore. Composta em 1954 denota influência da música de Bartók. São cinco movimentos curtos: Allegro molto; Andantino; Allegro giocoso; Andante e Allegro molto. A versão, a de Ivan Stochl (clarineta) e Boris Nedelchev (piano).
Já o “Epitáfio para Oboé e Piano”, escrito em 1979, marca maturidade do compositor. A obra faz uso dos conceitos de “liberdade momentânea” e “aleatoriedade restrita” concedida aos intérpretes em determinadas passagens. A versão que foi ao ar é a de Heinz Holliger (oboé) e Esztényi Szabolcz (piano).
A seguir, o programa apresentou a “Partita para Violino e Piano”, de 1984. Os movimentos: Allegro giusto; Ad libitum; Largo ; Ad libitum e Presto.
Encerrou a audição as “Variações sobre um tema de Paganini”, peça que tem uma história que cabe lembrar. Durante a ocupação nazista Lutos?awski e Panufnik formaram um duo de piano a quatro mãos que tocava nas cafeterias de Varsóvia. Devido a dificuldades acabaram produzido seus próprios arranjos. Mais tarde, durante o levante de 1944, foram destruídos quando a casa de Lutos?awski foi encediada pelas SS. A única partitura que restou foi a das variações sobre o famoso 24º capricho de Paganini. Escritas em 1941, ganharam uma versão orquestral em 1978, que o programa apresentou com Louis Lortie (piano) e a Sinfônica da BBC, conduzida por Edward Gardner.
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Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..