Do clássico ao choro em Concertos UFRJ

A edição desta semana de Concertos UFRJ reprisa o especial dedicado ao lançamento do importante CD “Brasil: do clássico ao choro”, de Maria Helena de Andrade. Sem preconceitos, a pianista convida a um passeio por diferentes fazes e estilos da nossa música.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Natural de Belém, Maria Helena diplomou-se em piano pelo Conservatório Carlos Gomes (CONSCG) daquela cidade, em 1965. Mais tarde transferiu-se para o Rio, a fim de continuar os estudos. Aqui se aperfeiçoou com Oriano de Almeida, Homero de Magalhães e Glória Maria da Fonseca Costa. Mestre em Música pela UFRJ, em 1984, foi aluna de Jacques Klein e Heitor Alimonda, tendo defendido tese sobre Francisco Mignone, que escreveu uma suíte especialmente para servir de tema à sua pesquisa.

 

Como solista e camerista, exerce intensa atividade, atuando, com sucesso, nas mais renomadas salas de concerto do país, além de se apresentar em diversos países da Europa, nos Estados Unidos e no México. Foi durante anos professora da Escola de Música e, atualmente, leciona dos Seminários de Música ProArte. Integra também, com Sônia Maria Vieira, o Duo Pianístico da UFRJ e, com Aizik Geller e Maria Célia Machado, o Trio D'Ambrosio. Ao longo da carreira recebeu inúmeros prêmios, medalhas e títulos.

 

O CD “Brasil: do clássico ao choro” é uma produção da série Música no Museu, com apoio do governo do Rio de Janeiro, através da sua secretaria de cultura. Das 22 faixas, o programa apresentou Seguida, de Francisco Mignone; quatro miniaturas da série Guia Prático, de Villa-Lobos; Hommage à Chopin, do mesmo compositor, escrita em 1949 sob encomenda da Unesco por ocasião do centenário de morte do grande mestre do piano do séc. XIX; Dança Negra, de 1946, e o Ponteio 49, do ciclo de 50 peças para piano de Camargo Guarnieri.

 

De caráter mais popular, a Valsa Nina e o Choro Manhoso de Edino Krieger; e Brejeiro, Odeon e Apanhei-te, cavaquinho, de Ernesto Nazareth – autor que, na virada do séc. XIX para o XX usou as danças de salão europeias e o pianismo de Chopin para construir uma obra que é quase sinônimo de brasilidade e com forte sotaque carioca.  Por fim, uma das nossas mais conhecidas melodias: Tico-tico no fubá, de Zequinha de Abreu, música que encerra o CD em grande estilo.

 

O programa radiofônico Concertos UFRJ, resultado de um convênio da UFRJ com a Roquette Pinto, vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94.1 FM. Apresentado por André Cardoso, regente titular da OSUFRJ, as edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1).

 

Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

 

 

BRASIL: DO CLÁSSICO AO CHORO

 

Maria Helena de Andrade

 

cddoclassicoaochoro300

 

ALBERTO NEPOMUCENO
Suíte Antiga, op. 11.
1. Prelúdio, 1:30
2. Minueto, 4:56
3. Ária, 4:26 FRANCISCO MIGNONE
Seguida
4. Temperando, 2:09
5. Outra lenda sertaneja, 2:51
6. Beliscando forte, 2:19
7. Valsa que não é de esquina, 3:51
8. Batuque batucado, 2:31 VILLA-LOBOS
Guia Prático
9. A maré encheu, 2:11
10. Sinh’Aninha, 0:44
11. Pai Francisco, 1:08
12. Na corda da Viola, 2:08
Hommage à Chopin
13. Nocturne, 2:33
14. Ballade, 5:24 CAMARGO GUARNIERI
15. Dança Negra, 4:16
16. Ponteio no 49 (Torturado), 2:22

EDINO KRIEGER

17. Nina (Valsa), 2:58
18. Choro Manhoso, 1:41 ERNESTO NAZARETH
19. Brejeiro, 2:13
20. Odeon, 2:47
21. Apanhei-te, cavaquinho, 2:23 ZEQUINHA DE ABREU
22. Tico-tico no fubá, 2:33