Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Séries temáticas
Séries Temáticas PDF Imprimir E-mail

A Escola de Música organiza em sua temporada anual  séries temáticas de concertos que já se tornaram tradicionais na vida musical de nossa cidade.

 

 
Panorama da Música Brasileira Atual PDF Imprimir E-mail

panorama01Mostra de música contemporânea de concerto criada em 1978 e promovida pela Escola de Música da UFRJ há mais de trinta anos. O projeto teve início com a iniciativa do professor Ricardo Tacuchian e outros músicos e durante três décadas vem divulgando a obra de vários dos mais reconhecidos compositores da nossa música de concerto. Além disso, o Panorama sempre revelou inúmeros jovens talentos, marca que o notabilizou ao longo de sua história.

 

Toda a riqueza expressiva das mais variadas tendências estéticas da música brasileira atual pode ser observada nas obras apresentadas. Alia-se a isto o brilho das interpretações dos executantes que dedicam-se com afinco a revelar ao público a nova música composta para formações que incluem instrumentos solo, grupos camerísticos diversos até a grande orquestra sinfõnica e aparatos eletrõnicos.

 

Atualmente tem periodicidade bienal e é organizado por uma comissão executiva indicada pelo departamento de composição.

 

 
Ópera na UFRJ PDF Imprimir E-mail

freischutzÉ um dos mais bem sucedidos e antigos projetos de ensino e extensão desenvolvidos na Escola de Música da UFRJ. Criado em 1994 já produziu diversos espetáculos como “A Flauta Mágica” de Mozart (1994), “Maroquinhas Fru-Fru” de Ernst Mahle sobre texto consagrado de Maria Clara Machado (1995 e 2008), “O Elixir do Amor” de Donizetti (1996), “O Chalaça” de Francisco Mignone (1997), “O Franco Atirador” de Carl Maria von Weber (1998), “A volta do estrangeiro” de Félix Mendelssohn (2001), “Don Pasquale” de Donizetti (2002) e “As Bodas de Fígaro” em 2003.

 

A partir de 2009 a Escola passou a desenvolver uma temporada com quatro diferentes títulos, alternando encenações com piano com outras com orquestra. Tal iniciativa se mostrou importante para proporcionar aos alunos uma maior regularidade de apresentações e uma experiência mais ampla em diferentes estilos e épocas. Foram encenadas em 2009 “O Telefone” de Giancarlo Menotti, “Rita” de Donizetti, “La serva padrona” de Pergolesi e “Un mari a le porte” de Offenbach.

 

O projeto congrega várias unidades da UFRJ. Além da Escola de Música participam a Escola de Belas Artes (cenários e figurinos) e a Escola de Comunicação (direção teatral), sendo uma oportunidade ímpar de qualificação profissional especializada para os alunos.

 

Leia mais...
 
Série Órgão Sauer PDF Imprimir E-mail

orgaosauer1Criada pelo organista e professor Eduardo Biato em 2007 a série põe em relevo o instrumento da firma alemã Sauer fabricado no final do século XIX e comprado pelo compositor Leopoldo Miguez (1850-1902) para o Instituto Nacional de Música em 1893. Tendo ficado por várias décadas localizado em uma pequena sala do prédio de aulas o instrumento era utilizado somente para atividades didáticas, privando o público de conhecer a beleza de seu timbre e suas sonoridades envolventes. Em 2002 foi completamente restaurado com recursos da Fundação Feger, do principado do Liechtenstein, e transferido para a Sala Henrique Oswald, viabilizando sua utilização em concertos

 

A série apresenta o instrumento não só como solista mas também como parceiro de instrumentos e vozes, seja na música de câmara ou orquestral, no repertório sacro e profano desde a Renascença até os dias atuais.


Já em sua terceira edição a série se firma no Rio de Janeiro como uma das poucas dedicadas ao repertório organístico.

 
Retrospectiva da Música Brasileira PDF Imprimir E-mail

Evento bienal promovido pelo Departamento de Composição e coordenado pelo professor Roberto Macedo, em alternância com o Panorama da Música Brasileira Atual. Se propõe a fornecer uma visão ampla de diversas épocas e autores, num amplo espectro de correntes estéticas. Como afirmado por seu coordenador no texto de apresentação da segunda edição “não se trata de uma mostra moldada unicamente numa postura historicista, com o objetivo de resgatar obras e autores do passado. Muito menos se nutre de sentimentos nacionalistas e nostálgicos. A música brasileira é uma fonte inesgotável de obras cujo valor transcende os limites do histórico e do nacional.”

 

A primeira edição em novembro de 1997 promoveu cinco concertos abrangendo 19 obras sinfônicas, de câmara e para piano solo de 16 autores, desde José Maurício Nunes Garcia até Lindenbergue Cardoso. A segunda edição apresentou um panorama ainda mais amplo com 37 obras de 19 compositores, desde o século XVIII ao XX, incluindo também peças de Joaquim Callado, Ernesto Nazareth, Aníbal Augusto Sardinha (Garoto), João Pernambuco e Dilermando Reis. A última edição ocorreu em 2009 e foi dedicada ao cinquentenário de morte de Heitor Villa-Lobos. A próxima edição ocorrerá em 2011.

 
Semana de Aniversário da Escola de Música PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 16 de Fevereiro de 2010 12:23

É nossa mais antiga série de concertos. Todos os anos, na semana em torno do dia 13 de agosto, celebramos o aniversário de fundação do Conservatório de Música, instituição pioneira de ensino musical no Brasil, origem de nossa Escola. Os concertos contam com a participação de alunos, professores e funcionários da Escola de Música, assim como de músicos convidados. A programação procura realçar, através da escolha do repertório, a presença e a importância da instituição na história musical de nosso país, dando relevo a obras de compositores que por aqui passaram como alunos ou mestres.

Leia mais...
 
O Piano na Música de Câmara PDF Imprimir E-mail
Escrito por Administrator   
Ter, 29 de Junho de 2010 19:35

painocamara01O projeto O Piano na Música de Câmara, coordenado pela Professora Tamara Ujakova, tem como principal objetivo a divulgação da música de câmara com a inclusão do piano em sua formação. Uma de suas características mais importante é o estímulo à participação, tanto do corpo docente quanto do discente da Escola de Música, além da de instrumentistas e compositores que, em alguma época, tiveram vínculo acadêmico com a instituição.

 

Ao longo de mais de 14 anos de presença no cenário cultural carioca, a iniciativa produziu eventos já tradicionais, como a série “Compositores Brasileiros Contemporâneos”, voltado para a produção e a divulgação da música contemporânea brasileira, a série “Diversidades Sonoras”, especialmente dedicada ao corpo discente, e a série “Música em Projeção”, que oferece oportunidades de conjugar a música com diversas manifestações artísticas, bem como permite a utilização de uma variedade de recursos adicionais, entre eles, os multimídias, na busca de um ambiente favorável a uma maior aproximação com a obra proposta.

Leia mais...
 
Semana do Cravo PDF Imprimir E-mail

senana_do_cravoA Semana do Cravo da UFRJ, um evento do Programa de Pós-graduação da Escola de Música, foi criada em 2004 pelo Prof. Marcelo Fagerlande e desde então vem acontecendo anualmente. É um encontro que oferece recitais, cursos e mesas-redondas em torno do instrumento com discentes e docentes de diversas instituições que contemplam o ensino do cravo, no Brasil e exterior.


Já participaram das diversas edições da Semana do Cravo os seguintes cravistas e professores: Ana Cecília Tavares, Edmundo Hora, Christine Daxelhofer, Florence Gétreau, Helena Jank, Marcelo Fagerlande, Marcos Holler, Maria de Lourdes Cutolo, Regina Schlochauer, Roberto de Regina, Rosana Lanzelotte e Terezinha Saghaard – ligados a instituições como Escola de Música da UFRJ, CEP-Escola de Música de Brasília, UNICAMP, UDESC, Escola Municipal de Música de São Paulo, Escola Superior de Música de Karlsruhe (Alemanha.) e Institut de recherche sur le patrimoine musicale en France (Paris, França)


A VI Semana do Cravo aconteceu de 14 a 16 de dezembro de 2009 na Sala da Congregação, na Escola de Música. Participaram do evento 17 cravistas ao todo, entre docentes e discentes. Foram realizados recitais e uma mesa-redonda enfocando o seguinte tema: "O Ensino atual de cravo no Brasil e na América Latina e as pesquisas em torno do instrumento e sua prática".

 
Série Talentos UFRJ PDF Imprimir E-mail
talentosufrj

Foi criada em 2007 pela professora Maria José Chevitarese, para ressaltar a pluralidade da produção artística de alunos, ex-alunos, funcionários e professores da Escola de Música. Os concertos são realizados na Sala da Congregação todas as quartas-feiras às 18:30 h, de março a dezembro. Os programas apresentados vão desde o repertório de concerto já consagrado até a produção mais recente utilizando recursos eletroacústicos, passando pelo jazz e a música popular brasileira ou internacional.

 

A série Talentos UFRJ apresenta uma média de trinta programas anuais e desde sua criação já realizou mais de uma centena de recitais que muitas vezes representam a estréia de jovens músicos em uma sala de concertos diante do grande público. Os programas são escolhidos através de um processo de inscrição no qual o intérprete propõe a data do concerto, apresenta seu projeto artístico e currículo.

 

O Setor Artístico se encarrega da divulgação e dos programas impressos, em projeto gráfico padronizado que  traz a programação da série a cada mês . Tendo se firmado na programação artística da Escola de Música pela qualidade de sua programação e regularidade de apresentações a série atrai público cativo, especialmente de estudantes de música.

 
Projeto Tributo PDF Imprimir E-mail

Unidos por estreitos laços, elos indissociáveis de um destino histórico irrefutável, compositores e intérpretes compartilham de um mesmo ideal, fundem-se na mesma busca de realização artística e existencial. Suas funções se complementam em perfeita simbiose: a inspiração e idéias grafadas de um, são reveladas sonoramente pela maestria do outro; um cria, dá a luz – o outro recria, à luz dos palcos. E, no instante exato de cada execução, brota e se perpetua a magia da Música.

 
O Projeto "Tributo", idealizado e coordenado pelo professor Luiz Senise, visa reverenciar a memória dos compositores que enaltecem a arte musical, através de apresentações públicas de sua obra em anos comemorativos de seu nascimento e morte. Trata-se de uma genuína manifestação de apreço, respeito e gratidão por parte dos intérpretes aos artistas criadores, cuja obra permanece como um precioso legado, uma fonte viva de energia e prazer.

 

Leia mais...
 


Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO