170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Concertos UFRJ: fagote em CD

0
0
0
s2sdefault

O programa Concertos UFRJ recebeu na edição desta semana, dia 19, o fagotista Aloysio Fagerlande que está lançado o CD “Música brasileira de concerto para fagote”. Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

 

Aloysio Fagerlande foi aluno de Noël Devos na EM, a quem sucedeu como professor. Obteve o mestrado na mesma instituição e o doutorado na UniRio. Faz parte atualmente do Quinteto Villa-Lobos que tem um importante papel na divulgação da música de câmara brasileira. Realizou curso de aperfeiçoamento na classe de Gilbert Audin, na França, onde obteve o "Prix de Virtuosité", em 1987, e com Gerald Corey, no Canadá, em 1994.

 

O fagote é um instrumento pouco conhecido do grande público no Brasil, embora possua produção musicalmente interessante. Quantitativamente, não se pode compará-la ao do piano, do violino, ou mesmo ao da flauta dentre os sopros. No campo da música de câmara, a maioria dos compositores brasileiros já escreveu para o fagote, mas como instrumento solista à frente de uma orquestra, sua presença é menor.

 

O CD, que integra projeto de pesquisa desenvolvido por Aloysio contemplado com edital da Fundação de Apoio à Pesquisa Carlos Chagas do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), em 2010, reúne obras para fagote solista de orquestra de câmara de compositores ligados à Escola de Música. São professores, ex-professores, e ex-alunos da Escola, cuja produção cobre um período de mais de sessenta anos e que exemplifica abordagens esteticamente diversificdas do instrumento.

 

Além de Fagerlande, a gravação conta com a Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ), sob regência de André Cardoso, e a participação especial de Eduardo Monteiro, na flauta.

 

Concertos UFRJ veicularam quatro peças. São elas: o “Concertino para fagote e pequena orquestra (1957)”, de Francisco Mignone; o “Concertino para fagote e orquestra de cordas (2010)”, de Eduardo Biato; o “Concerto para Fagote e cordas (1997)”, de Sergio Di Sabbato; e o “Concertino para flauta, fagote e orquestra de cordas (1959)”, de Mario Tavares. Do repertório do CD consta ainda o “Concertino para Fagote e Orquestra de Câmara (1968)”, de José Siqueira; as “Andanças, para Fagote e cordas (2010)”, de Paulo Sergio Santos; e a “Cantilena Nupcial, para Fagote e Quinteto de Cordas (1944)”, de Francisco Braga.

 

As edições do programa Concertos UFRJ podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais