Concertos UFRJ: Nelson Freire, segunda parte

O programa Concertos UFRJ apresentou nesta segunda-feira, 12, a continuação do especial Nelson Freire, pianista brasileiro reconhecido internacionalmente, que receberá no dia 15 de setembro o título de Doutor Honoris Causa da UFRJ.

podcast

Ouça aqui o programa:

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Distinção máxima oferecida pela instituição, o título que lhe será outorgado, em sessão solene do Conselho Universitário (Consuni), que começa às 18h no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música, é um reconhecimento pelo conjunto da sua produção e por sua contribuição as artes no País. Será a primeira honraria acadêmica de Nelson Freire que coleciona uma enorme - e justa – lista de homenagens e premiações, tendo sido o único pianista brasileiro incluído na série Great Pianists of the 20th Century lançada mundialmente pelo selo Phillips em 1999.

As suas gravações, aliás, têm merecido significativo destaque. Em 2001 assinou contrato de exclusividade com a Decca e o primeiro CD produzido, dedicado à obra Chopin, compositor pelo qual Nelson Freire manifesta especial predileção, obteve aprovação unânime da crítica musical internacional. Ele recebeu o “Diapason d’Or” da revista “Monde de la Musique”, a cotação máxima da revista “Répertoire” e foi indicada para o Grammy Awards de 2006. Já a sua performance nos 24 “Prelúdios” do músico polonês foi laureada com o Edison Award.

Sua gravação ao vivo dos dois concertos para piano de Brahms com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã e regência de Riccardo Chailly merece uma menção a parte. Obteve os maiores prêmios da crítica especializada, entre eles o Grand Prix de l'Académie Charles Cros, o Classic FM Gramophone Awards (2007), o Grammy Awards de 2007 como a “Gravação do Ano”, o Diapason d'Or e o “Choc” du Monde de la Musique.

Concertos UFRJ apresentam duas dessas gravações memoráveis, ambas pelo selo Deca. A da “Barcarolle” Op. 60, de Chopin, incluída por Freire em seu segundo álbum dedicado aos “Estudos” do compositor polonês, e a da sua bela e premiada interpretação do Concerto no 2, para piano e orquestra, em Si Bemol Maior Op.83 de Brahms.

Parceria da Escola de Música (EM) com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da EM, e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM.As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast, audio sob demanda, da rádio Roquette Pinto. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Peças do Programa

• Frédéric Chopin, Barcarolle, Op. 60.
• Johannes Brahms, Concerto no 2, para piano e orquestra, em Si Bemol Maior Op.83, com a Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã e regência de Riccardo Chailly. Movimentos: Allegro non tropo, Allegro appassionato, Andante e Allegretto grazioso.