Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Concertos UFRJ Concertos UFRJ: Heitor Alimonda
Concertos UFRJ: Heitor Alimonda PDF Imprimir E-mail
Um dos grandes mestres da história da Escola de Música, o pianista Heitor Alimonda formou gerações de músicos.
Escrito por SeTCOM   
Dom, 10 de Julho de 2011 21:00
podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Heitor Alimonda, um dos grandes pianistas brasileiros de sua geração, é a atração desta semana dos Concertos UFRJ. Resultado de uma parceria da Escola de Música com a rádio Roquette Pinto, o programa vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, pela emissora, na sintonia 94,1 FM.

 

Heitor Alimonda nasceu em Araraquara, no interior de São Paulo, em 1922, e estudou no Conservatório Dramático e Musical, na capital daquele estado, concluindo o curso em 1941. Foi também aluno de Magda Tagliaferro e Tomás Terán, no Brasil, de Olga Samarof, no Conservatório de Filadélfia, de Bruno Seidloffer, em Viena, e de Denise Lassimone, na Royal Academy of Music em Londres.

 

Alimonda se destacou no início da carreira como intérprete do grande repertório romântico para piano e de compositores brasileiros. Mais tarde fez sucesso como camerista, seja em duo com suas irmãs Lydia e Alteia Alymonda, seja acompanhando diversos cantores. Foi fundador do "Ars Barroca", no qual atuou como cravista, e do "Sexteto do Rio", vencedor do Concurso Internacional Villa-Lobos de 1972.

 

Compês obras para piano solo, e para diversas formações de câmara, além de algumas peças para orquestra. No terreno didático o seu livro "O ensino do Piano", em 10 cadernos, se tornou um marco do ensino musical no país.

 

O programa apresenta uma seleção de memoráveis interpretações de Alimonda: "Reverie" de Claude Debussy; acompanhando ao piano o tenor José Hue em quatro das Canções de Amor (Acalanto da Rosa, Amor em Lágrimas, Balada da Flor da Terra e Ouve o Silêncio) de Cláudio Santoro sobre texto de Vinícius de Moraes; com o clarinetista Jose Botelho e o fagotista Noel Devos, a Fantasia Concertante para clarineta, fagote e piano, na final do Concurso Villa-Lobos de 1972. Por fim, os três primeiros de uma série de 12 Prelúdios para piano compostos por Cláudio Santoro entre 1957 e 1963; e como solista da Orquestra Sinfônica do Paraná, sob regência do maestro Roberto Duarte, executando as Valsas Humorísticas de Alberto Nepomuceno.

 

Heitor Alimonda tornou-se, em 1975, Cidadão Honorário do Rio de Janeiro devido aos serviços prestados à cultura da cidade. Em 1992, após 30 anos de docência, se aposentou como professor titular da EM. Dois anos mais tarde, recebeu o título de Professor Emérito da UFRJ. Faleceu em 2002.

 

Concertos UFRJ são apresentados por André Cardoso, docente da Escola de Música (EM) e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ). As edições do programa podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

Compartilhe este artigo:

Última atualização em Seg, 14 de Maio de 2012 19:14
 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO