Série Órgão Sauer

orgaosauer1Criada pelo organista e professor Eduardo Biato em 2007 a série põe em relevo o instrumento da firma alemã Sauer fabricado no final do século XIX e comprado pelo compositor Leopoldo Miguez (1850-1902) para o Instituto Nacional de Música em 1893. Tendo ficado por várias décadas localizado em uma pequena sala do prédio de aulas o instrumento era utilizado somente para atividades didáticas, privando o público de conhecer a beleza de seu timbre e suas sonoridades envolventes. Em 2002 foi completamente restaurado com recursos da Fundação Feger, do principado do Liechtenstein, e transferido para a Sala Henrique Oswald, viabilizando sua utilização em concertos.

A série apresenta o instrumento não só como solista mas também como parceiro de instrumentos e vozes, seja na música de câmara ou orquestral, no repertório sacro e profano desde a Renascença até os dias atuais.

Já em sua terceira edição a série se firma no Rio de Janeiro como uma das poucas dedicadas ao repertório organístico.