Série Órgão Sauer

orgaosauer1Criada pelo organista e professor Eduardo Biato em 2007 a série põe em relevo o instrumento da firma alemã Sauer fabricado no final do século XIX e comprado pelo compositor Leopoldo Miguez (1850-1902) para o Instituto Nacional de Música em 1893. Tendo ficado por várias décadas localizado em uma pequena sala do prédio de aulas o instrumento era utilizado somente para atividades didáticas, privando o público de conhecer a beleza de seu timbre e suas sonoridades envolventes. Em 2002 foi completamente restaurado com recursos da Fundação Feger, do principado do Liechtenstein, e transferido para a Sala Henrique Oswald, viabilizando sua utilização em concertos.

A série apresenta o instrumento não só como solista mas também como parceiro de instrumentos e vozes, seja na música de câmara ou orquestral, no repertório sacro e profano desde a Renascença até os dias atuais.

Já em sua terceira edição a série se firma no Rio de Janeiro como uma das poucas dedicadas ao repertório organístico.

newsletter

Assine nossas newsletters e receba em seu e-mail informações atualizadas sobre as atividades da Escola.

Produção e projetos operísticos

Com uma longa tradição, os projetos operísticos são um destaque da produção artística da EM.

Festivais, Seminários, Congressos

A Escola patrocina uma série de importantes encontros acadêmicos e culturais.

RBM, Anais e publicações

A Escola edita algumas das mais respeitadas publicações da área dos estudos musicais.

Como registrar a sua música

Saiba o que precisa fazer para registrar suas músicas no registro no Serviço da Escola.

Biblioteca Alberto Nepomuceno

O acervo inestimável da Biblioteca abriga boa parte da memória da música no Brasil.

Museu Delgado de Carvalho

O acervo é composto por instrumentos musicais de diversas culturas de todo o mundo.

Laboratórios e Centros de Estudos

São núcleos de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos em torno de temas específicos.

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Certeza de qualidade artística, a produção fonográfica UFRJ/Música ganhou vários prêmios e distinções.