Escola de Música prepara ópera infantil

Matéria publicada no Olhar Virtual, edição 344, de 29 de julho de 2011, sobre montagem de ópera infantil na Escola de Música.

Escola de Música prepara ópera infantil

Júlia de Marins

tira_zoom
Depois do sucesso de público do projeto "A escola vai à ópera" (2008), criado pela professora da Escola de Música da UFRJ, Maria José Chevitarese, a universidade será palco de uma obra construída especialmente para as crianças. O espetáculo "Joca, Juca e o Pé de Jaca", também idealizado pela professora Chevitarese, é uma iniciativa que procura dar continuidade ao trabalho anterior e levar, de maneira adequada, a ópera ao público infantil, principalmente estudantes da rede pública de ensino.

A obra, com libreto e música do mestrando em composição Rafael Bezerra, conta a história de dois irmãos, Joca e Juca, que vivem grandes aventuras ao lado de suas gatas, Felina e Felícia, e de seus cães, Janjão e Janjinho, no dia em que seus pais vão ao mercado e os deixam em casa livres para aprontarem e comerem jaca.

Para realizar a montagem, crianças do coral da UFRJ e alunos de diferentes cursos da universidade, entre eles Música, Dança, Comunicação e Direção Teatral, trabalham em conjunto na produção, no elenco e na confecção de cenários e figurinos, sob orientação dos professores Marcos Nogueira, de composição, Ernani Aguiar, de regência orquestral, e Maria José Chevitarese, como diretora geral.

Para Chevitarese, "o projeto possibilita uma grande interdisciplinaridade, pois exige um trabalho em equipe que se contrapõe às aulas individuais que a maioria dos alunos da Escola de Música tem, além de possibilitar o contato entre estudantes de diferentes áreas". Segundo ela, a ideia é "romper com o preconceito dos adultos quanto à relação das crianças com a ópera, porque a resposta dos pequenos que participam dos espetáculos ou dos que apenas assistem é fantástica, eles gostam de estar lá. Então, queremos fazer algo voltato para eles, mas claro que os adultos também serão bem-vindos".

A produção, que já está sendo montada e ensaiada, deverá estrear na semana do Dia das Crianças, com apresentações nos dias 10, 11 e 13 de outubro, às 14h30, e dia 12 de outubro às 16h30, no Salão Leopoldo Miguez na Escola de Música da UFRJ, localizada na Rua Passeio, 98, na Lapa.