Conjunto de saxofones da UFRJ

O Conjunto de Sax da UFRJ tem como integrantes estudantes de bacharelado em sax da Escola de Música da UFRJ, ex-estudantes e convidados especiais. Além de ser um grupo musical só com saxofones, é também uma matéria optativa de música de câmara, ministrada em quatro períodos pelo prof. Pedro S. Bittencourt, como parte integrante do currículo do curso de bacharelado em saxofone da Escola de Música da UFRJ.

Formado no início de 2010, o grupo já vem se apresentando regularmente em diversas atividades.

As principais propostas do Conjunto de Sax da UFRJ são difundir a música brasileira atual (escrita por compositores vivos e atuantes) e divulgar a variedade de estilos do saxofone (erudito e popular). O Conjunto de Sax da UFRJ tem repertório eclético e com formações que vão de 2 a 12 saxofones, em diversos estilos musicais : música de concerto, música contemporânea, música brasileira, choro, jazz, frevo e até música antiga. O Conjunto de Sax da UFRJ integra o projeto de extensão universitária “Concertos Didáticos do Conjunto de Saxes da UFRJ”.

Nesses concertos didáticos o Conjunto de Sax geralmente se apresenta em formação de quarteto (soprano, alto, tenor e barítono). Além da apresentação da família dos saxofones, é feita para as crianças e ao público em geral uma introdução aos fundamentos da música (conceitos de grave/agudo, ritmos, timbres) por meio de um repertório baseado em estilos musicais como o baião, frevo, salsa e jazz, sempre de forma lúdica e descontraída para despertar a escuta e o interesse dos participantes.

newsletter

Assine nossas newsletters e receba em seu e-mail informações atualizadas sobre as atividades da Escola.

Produção e projetos operísticos

Com uma longa tradição, os projetos operísticos são um destaque da produção artística da EM.

Festivais, Seminários, Congressos

A Escola patrocina uma série de importantes encontros acadêmicos e culturais.

RBM, Anais e publicações

A Escola edita algumas das mais respeitadas publicações da área dos estudos musicais.

Como registrar a sua música

Saiba o que precisa fazer para registrar suas músicas no registro no Serviço da Escola.

Biblioteca Alberto Nepomuceno

O acervo inestimável da Biblioteca abriga boa parte da memória da música no Brasil.

Museu Delgado de Carvalho

O acervo é composto por instrumentos musicais de diversas culturas de todo o mundo.

Laboratórios e Centros de Estudos

São núcleos de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos em torno de temas específicos.

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Certeza de qualidade artística, a produção fonográfica UFRJ/Música ganhou vários prêmios e distinções.