Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Grupo Camerístico do Rio de Janeiro é atração dos Concertos FINEP de 7/6
Grupo Camerístico do Rio de Janeiro é atração dos Concertos FINEP de 7/6 PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal da Finep   
Ter, 31 de Maio de 2011
Leia aqui matéria publicada no portal da Finep, em 01/06/2011, sobre apresentação do Grupo Camerístico do Rio de Janeiro integrado por docentes e músicos formados na Escola de Música.

 

 

Grupo Camerístico do Rio de Janeiro é atração dos Concertos FINEP de 7/6

 

portalfinep-2011-06-02


O Grupo Camerístico do Rio de Janeiro é a atração dos Concertos FINEP do dia 7/6, terça, às 18h30. Formado por Marcio Costa (clarineta), José Francisco Gonçalves (oboé), Priscila Bomfim (piano), Rubem Schuenck (flauta) e Ariane Petri (fagote), o quinteto conta com a participação especial do trompetista Thiago Ariel Moreira nesta apresentação.

 

O grupo, criado em 2009 para celebrar os 50 anos de morte de Villa-Lobos, destina-se à pesquisa e difusão da música de câmara. No programa do dia 7/6, obras de Jean Françaix, Saint-Saëns e Carl Nielsen.

Conheça os integrantes do Grupo:

Marcio Costa é bacharel em clarineta pela UFRJ. Em 2002, recebeu do clarinetista Wolfgang Meyer uma bolsa de estudos do governo alemão para se aprimorar durante um ano na Hochschule für Musik, em Karlsruhe. É vencedor dos concursos Jovens Solistas Eleazar de Carvalho 2003, Concurso Jovens Solistas Nelson Freire 2004, Jovens Solistas Armando Prazeres 2005, Talentos Rádio MEC 2006 e Jovens Músicos 2008, do projeto Música no Museu. Atualmente, é membro da Orquestra Sinfônica Nacional desde 2006 e atua regularmente como recitalista e camerista.

José Francisco Gonçalves nasceu no Rio de Janeiro. Estudou oboé na UFRJ, com o professor Moacyr José de Freitas. Dentre vários prêmios como instrumentista, destacam-se o 1º lugar no VII Concurso Jovens Instrumentistas e no Prêmio de Melhor Intérprete de Música Brasileira (Piracicaba, SP); 1º lugar no XI Concurso Jovens Instrumentistas (Piracicaba, SP); finalista do Primeiro Concurso Nacional Para Solistas da Orquestra Filarmônica do Espírito Santo; e o 1º lugar no Concurso Jovens Solistas da OSESP. Hoje atua como professor de oboé da UFRJ e é membro integrante do naipe de oboés da OPES e da OSB.  

Priscila Bomfim nasceu em Braga, Portugal, onde começou seus estudos musicais, e foi premiada em seu primeiro concurso de piano aos nove anos de idade. No Brasil, continuou seus estudos com os professores Mary Benaion, Luis Henrique Senise e Miriam Grossman na UFRJ, onde concluiu o bacharelado e atualmente cursa regência. Aperfeiçoou seus estudos em festivais no Brasil e nos Estados Unidos e representou o Brasil no Chile, em 2000, no Zicosur Musical. Foi premiada em diversos concursos de piano e música de câmara: o V Concurso Nacional de Cordas Pró-Música de Juiz de Fora (MG), e o IV Concurso Nacional de Música de Câmara Henrique Nirenberg. É pianista efetiva do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atuando na preparação do coro e solistas das temporadas de ópera e em montagens líricas em outros projetos no Rio. 

Rubem Schuenck nasceu em Nova Friburgo (RJ). Iniciou seus estudos de flauta transversa aos 11 anos. No Rio de Janeiro, cursou o Bacharelado na UFRJ. Participou dos festivais da ABRAF e de Campos do Jordão, tendo como orientadores os flautistas Michael Faust, Norton Morozowicz, Anders Ljungar-Chapelon e Michel Bellavance, entre outros. Desde 2006, tem se apresentado regularmente com a Orquestra Sinfônica Nacional, desenvolvendo grande repertório orquestral de flauta e piccolo. É professor de flauta transversa na Escola de Música da UFRJ e professor do curso de flauta transversa da Fundação Educacional de Volta Redonda, sob a direção do Maestro Nicolau Martins.

Ariane Petri atua no cenário musical carioca desde 1997 e tem sido presença constante desde que chegou da Alemanha para se juntar à OSB, após experiência orquestral na Real Filarmonia de Galícia (Espanha).
Em sua trajetória contam-se turnês dentro e fora da Alemanha, que vão da música renascentista - com o grupo Heinrich Isaak Ensemble - à música contemporânea, como integrante do quinteto Moravian. Ainda adolescente, Ariane conquistou vários prêmios, tanto com o fagote quanto com o piano, estudando mais tarde música orquestral, licenciatura e letras alemães em Karlsruhe. Cursou mestrado em música brasileira na Uni-Rio (RJ) e é primeiro fagote na OSB.

Concertos FINEP - 7/6, 18h30:

Grupo Camerístico do Rio de Janeiro
Marcio Costa - clarineta
José Francisco Gonçalves - oboé
Priscila Bomfim - piano
Rubem Schuenck - flauta
Ariane Petri - fagote

Part. Especial: Thiago Ariel Moreira trompa

 

Programa:

Jean Françaix - Quarteto para flauta, oboé, clarineta e fagote
Saint-Saëns - Capricho em ares dinamarquês e russo op. 79
Carl Nielsen - Quinteto para flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO