176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Temporada anual

A Escola de Música é responsável por boa parte da oferta de concertos na cidade do Rio de janeiro. Sua diversificada produção abrange desde a música antiga até a contemporânea, com especial ênfase na música brasileira. Sua temporada artística é consequência direta das atividades acadêmicas desenvolvidas por seus professores, alunos e técnicos e é apresentada ao público em suas três salas de concertos, sempre com entrada franca.

 

Os destaques da temporada 2010 são os eventos em torno do tema “Ópera”. O primeiro deles será a montagem de 'Il segreto di Susanna” de Wolf-Ferrari, que sobe à cena em abril em versão com acompanhamento de piano. No mês de maio ocorre o Concurso Nacional de Canto / Ópera 2010 que, com mais de 80 candidatos inscritos de todo o Brasil, revelará os novos talentos do canto lírico. Julho será o mês da estréia de “Die Opernprobe” de Lortzing, pela primeira vez encenada no Brasil. O mês de agosto nos reserva uma semana inteira dedicada a ópera na “Semana de Aniversário”. Nas partes da manhã e tarde será realizado o Simpósio Internacional de Musicologia, com o tema “A atualidade da ópera” e a participação de alguns dos maiores especialistas abordando o tema em coferências e mesas de debates, seguidos sempre de um concerto. A ópera “Il Rè” de Giordano sobe à cena em setembro e encerando o ano a estréia de “A hora e a vez de Augusto Matraga” de João Gulherme Ripper a partir de famoso conto de Guimarães Rosa.

 

São destaques ainda na temporada de 2010 as séries tradicionais como “Talentos UFRJ”, todas as quartas-feiras às 18:30h, e o Panorama da Música Brasileira Atual, no mês de outubro. Veja aqui os eventos programados até agora.

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)