Ópera na UFRJ encena Don Quixote

Matéria publicada na coluna Tempo vago, de Joyce Trindade, Folha Dirigida, 12 de maio de 2011, sobre abertura da temporada da ópera “Don Quixote nas bodas de Comacho”.

folhadirigida-2011-05-12

Ópera na UFRJ encena Don Quixote

A UFRJ realiza a partir deste mês, a primeira produção brasileira de “Don Quixote nas bodas de Comacho”, do compositor barroco alemão George Philfo Telemann. Produzido pela Escola de Música, Escola de Belas Artes e pela Escola de Comunicação, o espetáculo é um dos maiores clássicos da literatura mundial.

A apresentação faz parte do projeto “Opera na UFRJ - 2011”. As aventuras do “cavaleiro da triste figura” e seu leal ajudante Sancho Panza já foram retratadas em música por compositores de diferentes épocas. Esta apresentação é uma obra cômica em um ato de Telemann, que a compôs a partir de libreto de Daniel Schiebeler.

A montagem retine docentes, alunos e técnicos-administrativos das três unidades da UFRJ envolvidas. O espetáculo conta ainda com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. A direção musical e cénica é dos professores Marcelo Fagerlande, da Escola de Música, e José Henrique Moreira, da Escola de Comunicação.

A novidade do projeto este ano é a ampliação de sua abrangência com récitas em três cidades do Estado, chegando a um público muito maior. As récitas começam pelo Salão Leopoldo Miguez. da Escola de Música, no Centro do Rio, nos dias 12, 13,14 e 15 de maio. No dia 18, será a vez do auditório do Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, receber o espetáculo.

Dia 26 de maio, a ópera estará no Teatro Municipal Trianon, em Campos. Em junho o espetáculo será no dia 2, no Teatro Municipal de Niterói e, no dia 16, no Theatro D. Pedro de Petrópolis. A única apresentação paga será a de Niterói, porém os Ingressos terão custo popular de R$10.

Serviço

Endereços: Escola de Música: Rua do Passeio, 98, Centro, Ria de Janeiro; Centro de Tecnologia: Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Ilha do Fundão; Teatro Municipal Trianon: Rua Marechal Floriano, 211, Centro, Campos de Goitacazes; Teatro Municipal de Niterói: Rua 16 de Novembro, 35, Centro, Niterói; Theatro D. Pedro: Praça Expedicionários, s/no, Petrópolis.