170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Ópera na UFRJ encena Don Quixote

0
0
0
s2sdefault

Matéria publicada na coluna Tempo vago, de Joyce Trindade, Folha Dirigida, 12 de maio de 2011, sobre abertura da temporada da ópera “Don Quixote nas bodas de Comacho”.

 

folhadirigida-2011-05-12

 

 

Ópera na UFRJ encena Don Quixote

 

A UFRJ realiza a partir deste mês, a primeira produção brasileira de “Don Quixote nas bodas de Comacho”, do compositor barroco alemão George Philfo Telemann. Produzido pela Escola de Música, Escola de Belas Artes e pela Escola de Comunicação, o espetáculo é um dos maiores clássicos da literatura mundial.

 

A apresentação faz parte do projeto “Opera na UFRJ - 2011”. As aventuras do “cavaleiro da triste figura” e seu leal ajudante Sancho Panza já foram retratadas em música por compositores de diferentes épocas. Esta apresentação é uma obra cômica em um ato de Telemann, que a compôs a partir de libreto de Daniel Schiebeler.

 

A montagem retine docentes, alunos e técnicos-administrativos das três unidades da UFRJ envolvidas. O espetáculo conta ainda com a participação do Coro e da Orquestra Sinfônica da UFRJ. A direção musical e cénica é dos professores Marcelo Fagerlande, da Escola de Música, e José Henrique Moreira, da Escola de Comunicação.

 

A novidade do projeto este ano é a ampliação de sua abrangência com récitas em três cidades do Estado, chegando a um público muito maior. As récitas começam pelo Salão Leopoldo Miguez. da Escola de Música, no Centro do Rio, nos dias 12, 13,14 e 15 de maio. No dia 18, será a vez do auditório do Centro de Tecnologia, Cidade Universitária, Ilha do Fundão, receber o espetáculo.

 

Dia 26 de maio, a ópera estará no Teatro Municipal Trianon, em Campos. Em junho o espetáculo será no dia 2, no Teatro Municipal de Niterói e, no dia 16, no Theatro D. Pedro de Petrópolis. A única apresentação paga será a de Niterói, porém os Ingressos terão custo popular de R$10.

 

Serviço

Endereços: Escola de Música: Rua do Passeio, 98, Centro, Ria de Janeiro; Centro de Tecnologia: Avenida Athos da Silveira Ramos, 149, Ilha do Fundão; Teatro Municipal Trianon: Rua Marechal Floriano, 211, Centro, Campos de Goitacazes; Teatro Municipal de Niterói: Rua 16 de Novembro, 35, Centro, Niterói; Theatro D. Pedro: Praça Expedicionários, s/no, Petrópolis.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais