170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Especial Jorge Caballero em Concertos UFRJ

0
0
0
s2sdefault

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Um especial com o renomado violonista peruano Jorge Caballero é o convite da primeira edição de maio de Concertos UFRJ que foi ao ar no dia 2. No programa, a gravação ao vivo de sua apresentação no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ (EM) em dezembro do ano passado, durante a segunda parte do festival Violão na UFRJ: 30 anos que comemorou três décadas de atividades do bacharelado do instrumento na universidade – um dos primeiros do país. Parceria da EM com a rádio Roquette Pinto, a série Concertos UFRJ é veiculada toda segunda-feira, às 22h, pela emissora, na sintonia 94,1 FM, e conta com a produção e apresentação de André Cardoso, docente da Escola de Música (EM) e regente titular da Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ).

 

Jorge Caballero nasceu em 1977 em Lima, Peru, e é considerado um dos mais destacados violonistas na geração atual. Vem de uma família musical: aprendeu a tocar violão com o pai e sua mãe era uma cantora conhecida no Peru.

 

Iniciou sua formação profissional no Conservatório Nacional, onde estudou com Oscar Zamora e logo ganhou concursos e premiações importantes.

 

Com 19 anos obteve o primeiro lugar no prestigioso concurso Walter Naumburg em Nova York. Foi o mais jovem vencedor da competição e o primeiro violonista a ganhá-la. Este triunfo o levou a uma turnê de concertos em USA, inclusive na Alice Tully Hall em New York e na Library of Congress em Washington DC, se apresentando também como solista com orquestra.

 

Foi também premiado no Concurso Internacional de Tóquio, o Luis Sigall, e ficou em primeiro lugar no América Latina Guitar Competition. Já tocou na Biblioteca do Congresso de Washington, no Metropolitan Museum of Art, no Palácio das Artes de São Francisco, entre outros espaços dos Estados Unidos e de outros países, e se apresentou como solista de Orquestras como a Filarmônica de Los Angeles, a Filarmônica de Nápoles e a Orquestra Sinfônica Presidencial de Ancara, na Turquia. É membro fundador do quinteto de cordas Axis.

 

O seu repertório é notável por sua extensão e alcanc e se extende da música renascentista à música contemporânea de Ginastera, Berio e Carter.

 

 

O registro fotográfico da apresentação de Cabalerro no Salão Leopoldo Miguez pode ser encontado na galeria de imagens do site.

 

As edições do programa Concertos UFRJ podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto (FM 94,1). Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Programação de Maio

 

Programa 39 – Dia 02 de Maio – Especial com o violonista Jorge Caballero (gravação ao vivo do concerto realizado no Salão Leopoldo Miguez em 12 de dezembro de 2010)

 

Programa 40 – Dia 9 de maio – Don Quixote na música (obras de Boismortier, Telemann, Massenet e Ravel)


Programa 41 – Dia 16 de maio – Grandes mestres da EM: obras do compositor Henrique Oswald (1852-1931) 

 

Programa 42 – Dia 23 de maio – Música de câmara 2: obras de câmara para diferentes formações

 

Programa 43  – Dia 23 de maio – Ópera "Gianni Schicchi" de Puccini 

 

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais