Grupo demitido da OSB sonha com nova orquestra sinfônica

Nota publicada no jornal O Estado de São Paulo, 02 de maio2011, sobre concerto em protesto pela demissão de 44 músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) realizado na Escola de Música (EM).

oestadao-2011-05-02

GRUPO DEMITIDO DA OSB SONHA COM NOVA ORQUESTRA SINFÔNICA

Os 36 músicos demitidos da Orquestra Sinfônica Brasileira sonham formar nova orquestra. Ainda não sabem com quantos instrumentistas poderiam contar nem qual nome usariam. "A gente quer o mais rapidamente possível se livrar do rótulo de demitido. Há 70 anos, a OSB nasceu do sonho de um grupo de músicos, e nada impede que isso volte a acontecer. O que fizemos sábado pode ser o embrião de urna nova orquestra", disse o violinista Luzer Machtyngier ontem.

Ele se referia ao concerto-protesto realizado na Escola Nacional de Música, da UFRJ, por 71 músicos - 35 de outras orquestras, que se solidarizaram com a situação dos colegas, dispensados pela OSB por se recusarem a se submeter a uma avaliação de desempenho que consideraram humilhante.

Há 70 anos, na mesma sala de concertos, foram feitas as audições para os primeiros integrantes da OSB. A apresentação, antecedida de discursos emocionados e entremeada por momentos de ovação (o público presente, de mais de 600 pessoas, driblou a falta de ar condicionado e até de assentos), foi filmada pela equipe de Silvio Tendler, que fará um documentário sobre a crise na orquestra, desencadeada no início do ano.

ROBERTA PENNAFORT/ RIO