Músicos demitidos da OSB fazem concerto-protesto no Rio

Leia aqui matéria publicada no site Folha.com, 30 de abril de 2011,  ssobre o concerto dos músicos demitidos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) que aconteceu na Escola de Música.

Músicos demitidos da OSB fazem concerto-protesto no Rio

FÁBIO GRELLET
DO RIO

Trinta e seis dos 44 músicos demitidos da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) por discordarem de exigências feitos pelo maestro Roberto Minczuk promoveram um concerto na noite deste sábado.

O evento, prestigiado por cerca de 600 pessoas, ocorreu na Escola de Música da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).

Os demitidos se reuniram com outros músicos e fizeram ensaios na própria escola, usando instrumentos e partituras da Orquestra Petrobras Sinfônica. O espetáculo de hoje foi regido pelo maestro Osvaldo Colarusso e teve participação da solista Cristina Ortiz.

Todos os músicos vestiam camisetas onde se lia "SOS Orquestra Sinfônica Brasileira".

Antes do início da apresentação, o diretor da Escola de Música, André Cardoso, fez um discurso em que prestou solidariedade aos músicos demitidos. "A verdadeira Orquestra Sinfônica Brasileira está aqui", declarou.

A solista Cristina Ortiz, que deixou de participar de um concerto da composição oficial da OSB para acompanhar os músicos demitidos, apresentou-se também vestida com a camiseta símbolo do protesto.

"Sou amiga do maestro [Minczuk], mas acho que ele agiu totalmente errado. Não tive oportunidade de falar com ele sobre isso e agora estou 'pichada'", disse.

O ex-presidente da Comissão dos Músicos da OSB, Luzer Machtyngier, vislumbrou duas saídas para a situação. "Se todas as penalidades impostas aos músicos fossem retiradas, eles voltariam", disse. "A outra hipótese, que depende de patrocínio e por enquanto é um sonho, é criar outra orquestra", cogitou.