Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Demitidos da OSB preparam concertos com Cristina Ortiz e no Complexo do Alemão
Demitidos da OSB preparam concertos com Cristina Ortiz e no Complexo do Alemão PDF Imprimir E-mail
Veículo: Concerto   
Ter, 26 de Abril de 2011

Leia aqui matéria publicada no site da revista Concerto, em 27 de abril de 2011, sobre concerto em protesto pela demissão de 44 músicos da Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) que será realizado na Escola de Música (EM).

 

Demitidos da OSB preparam concertos com Cristina Ortiz e no Complexo do Alemão

 

Cristina_Ortiz_p

Os músicos demitidos da Orquestra Sinfônica Brasileira programaram um concerto com a pianista Cristina Ortiz e o maestro Osvaldo Colarusso para o sábado, dia 30 de abril, às 19h na Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro. A apresentação com Cristina Ortiz acontece no mesmo dia em que a pianista iria se apresentar com a OSB Jovem e Roberto Tibiriçá no Teatro Municipal do Rio – concerto que foi cancelado após a pianista e o maestro desistirem da participação e após o ato de protesto da OSB Jovem.

 

No domingo, os músicos que integravam o grupo de metais da OSB irão se apresentar no Complexo do Alemão, nas comemorações do 1º de maio organizadas pelas Centrais Sindicais.

 

Sobre o encerramento das negociações por parte da OSB [leia aqui], Déborah Cheyne, presidente do Sindicato dos Músicos do Rio de Janeiro, afirmou que “não aceitar os termos oferecidos pela Fosb não quer dizer que os músicos estivessem evitando a conciliação, pelo contrário. Os músicos propuseram as condições de retorno, o que significa a disposição em voltar ao trabalho e tratar de assuntos realmente relevantes para a ascensão artística e estrutural da FOSB”.

 

Segundo ela, na proposta da Fundação havia termos impossíveis de serem aceitos, como a criação de um comitê sem qualquer músico da OSB e a adesão a um novo regimento que previa distorções nos rendimentos, com gratificações não incorporadas ao salário e não contabilizadas para FGTS e outros benefícios. “Em alguns casos, o músico passaria a receber menos do que recebe hoje”, complementa Déborah.

 

Os músicos, que segundo o Sindicato conversavam sobre uma contraproposta e consideravam as negociações abertas, foram surpreendidos pelo encerramento das negociações pela OSB.

 

Os próximos passos dos instrumentistas incluem ações individuais na justiça, a realização de atos e concertos públicos, além do apoio a políticos como o deputado estadual Robson Leite, que levará uma ação junto ao ministério público por assédio moral. O Sindicato dos Músicos também acionou o Ministério do Trabalho e o Ministério da Cultura, que, segundo Déborah, por meio da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura (Sefic) vai analisar as prestações de contas da OSB e as relações com patrocinadores.


Fosb chama seis músicos de volta


Dentro do grupo de músicos que se recusaram a participar das audições na OSB, há seis instrumentistas que não haviam recebido a carta de demissão e que, segundo o Sindicato, foram chamados pela OSB para uma nova conversa. Neste grupo estão músicos com mais de 20 ou 30 anos de dedicação à orquestra.

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO