Sala da Congregação

pastarchivesEstá localizada no quarto andar do prédio da Rua do Passeio. É um espaço refrigerado e de grande versatilidade que permite os mais variados usos. Local onde se reúne a Congregação, colegiado superior da Escola de Música, é utilizada também para recitais de música de câmara, aulas, ensaios, palestras, defesas de tese e outros atos solenes. Seu foyer, denominado Sala Joanídia Sodré, é também ponto de acesso ao segundo balcão do Salão Leopoldo Miguez, e onde se encontram as placas comemorativas a alguns dos grandes mestres que passaram pela EM, como Francisco Mignone, Lorenzo Fernandez e Barroso Neto.

Possui capacidade para aproximadamente 120 pessoas com poltronas móveis que permitem diferentes formatações para a platéia. No palco encontra-se um piano Steinway modelo D. Decorando seu interior está um grande quadro de autoria do pintor Augusto Bracet (1881-1960) que retrata a harpista Acácia Brazil de Mello (1921-2008).