170 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

OSB encerra negociações com músicos

0
0
0
s2sdefault

Leia aqui matéria publicada no jornal Folha de São Paulo, 27 de abril 2011, sobre a crise na Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) em decorrência da demissão de 44 músicos que a integravam.

 

folhadesaopaulo-2011-04-27

 

OSB encerra negociações com músicos


Em maio, orquestra fará audições no Rio, Londres e Nova York para encontrar substitutos para os demitidos.


Após se recusar a passar por avaliações, quase metade dos integrantes foi demitida crise se arrastou por três meses

 

LUlZA SOUTO

DO RIO

 

Depois de três meses de unia crise que levou à demissão de 37 de seus 82 músicos e à suspensão da temporada, a Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira deu por encerradas ontem as tentativas de um acordo para readmissão dos instrumentistas.

 

A crise começou no início do ano, quando a instituição decidiu avaliar os músicos em audições. Apenas 35 deles compareceram. Alguns faltosos apresentaram atestados médicos e tiveram as apresentações reagendadas. Os demais foram demitidos, 33 deles por justa causa.

 

As duas partes buscaram um acordo, mas as tentativas esbarraram em um ponto: os músicos exigiam o afastamento do maestro Roberto Minczuk; o conselho curador da orquestra não abria mão de sua permanência.

 

Na primeira semana de abril, a instituição havia apresentado uma proposta que previa a conversão das demissões por justa causa em suspensões por dois dias, desde que retomassem imediatamente às suas funções.

 

"A Fosb sempre acreditou em um desfecho positivo e se empenhou ao máximo para atender as solicitações do grupo de músicos, mas infelizmente não houve consenso. A fundação acredita que deve dar continuidade ao projeto de transformar a OSB na melhor orquestra do país e pensar na execução da Temporada 2011", informou a fundação em nota.

 

Na segunda quinzena de maio serão feitas audições em Londres, Nova York e no Rio de Janeiro para preencher as vagas. No sábado, o grupo demitido se apresenta em concerto com a pianista Cristina Ortiz. Integrantes da Orquestra do Theatro Municipal e também da Petrobras Sinfônica participarão do evento gratuito, no palco da Escola Nacional de Música da UFRJ, na Lapa (Centro do Rio), às 19h.

 

"A gente imagina que esse evento trará muitos convites. Nosso objetivo é mostrar para o público que queremos trabalhar", disse à Folha o ex-presidente da Comissão dos Músicos da OSB, Luzer Machtyngier.

 

RAIO-X CRISE NA OSB

 

MAR.2011

Apenas 35 cos 82 músicos comparecem às avaliações individuais impostas pela 0SB. Orquestra ama oemissão de 33 integrantes

 

4.ABR.2011

O pianista Nelson Freire, a bailarina Ana Botafogo e outros cancelam concertos com a 0SB

 

8.ABR.2011

Readmissão é proposta aos músicos

 

14.ABR.2011

Contraproposta pede saída de Roberto Minczuk

 

18.ABR.2011

OSB rejeita saída do maestro. Assembleia Legislativa do Rio faz audiência para apurar denúncias contra a OSB.

 

25.ABR.11

Músicos não aceitam proposta de transformar demissões em suspensões.

 

26.ABR.11

Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira decide encerar negociações.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

+55 21 2532-4649
gabinete@musica.ufrj.br

Redes sociais