Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Escola de Música na Imprensa Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí toca obras latino-americanas
Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí toca obras latino-americanas PDF Imprimir E-mail
Veículo: Portal Itu.com.br   
Qua, 06 de Abril de 2011

Leia aqui matéria publicada no dia sete de abril no portal Itu.com.br sobre apresentação da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí, com regência de Marcelo Jardim, docente da Escola de Música da UFRJ.

 

  

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí toca obras latino-americanas

Publicado: Quinta-feira, 7 de abril de 2011 por Deborah Dubner

 

Músicas serão executadas pela primeira vez no país.

 

A.I / Conservatório de Tatuí
28396
O concerto terá regência do maestro Marcelo Jardim, especialmente convidado para o evento

A Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí – uma instituição do Governo do Estado de São Paulo - apresenta obras latino-americanas na sexta-feira, dia 15, no Teatro Procópio Ferreira, em Tatuí. O concerto terá início às 20h30, sob regência do maestro convidado Marcelo Jardim.

 

O grande destaque do programa será o ineditismo. Todas as quatro obras serão executadas pela primeira vez no Brasil. Do compositor costarriquenho Vinicio Meza será apresentada a obra “Invención para Banda Sinfônica”. Já do colombiano Juan Guillermo Montoya Mira, o grupo apresentará a Suite para Banda “Colombianisima”, em três movimentos. Outras duas obras completam o programa: “Tercera Suite para Banda”, do colombiano Victoriano Valencia Rincón, em quatro movimentos; e a “Contrastes para Orquestra de Sopros”, obra de Fernando Morais que venceu o Concurso Latino-Americano de Composição para Orquestra de Sopros.

 

O concerto terá regência do maestro especialmente convidado Marcelo Jardim.

 

Marcelo Jardim

 

Diretor artístico do Sistema Nacional de Bandas Funarte/UFRJ, no Rio de Janeiro e Diretor artístico da Associação Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes. Mestre em regência pela UFRJ, com estudos sobre a obra de Villa-Lobos para bandas. Fez curso de aperfeiçoamento na University of Texas at Austin-USA. Atua como regente convidado e palestrante em diversas orquestras sinfônicas e bandas sinfônicas no Brasil, America Latina, Europa e Estados Unidos.

 

Premiado pela Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como diretor artístico da Fundação CSN por doze anos, a frente da Banda Sinfônica da CSN e Projeto CSN in Concert, além de ser fundador da Orquestra Sinfônica Jovem da Fundação CSN e Projeto Garoto Cidadão. Como regente e arranjador, atuou ao lado de Ivan Lins, Guilherme Arantes, Flávio Venturinni, Toquinho, Altamiro Carrilho, Dale Underwood, Beth Carvalho, Paulo Moura, Moraes Moreira, Nana Caymmi, Jane Duboc, Grupo Boca Livre, Gilberto Gil, Lo Borges. É professor de regência e diretor musical da Orquestra de Sopros da UFRJ.

 

Já se apresentou com a Orquestra Sinfônica Nacional do Equador, Orquestra Sinfônica Nacional da Costa Rica, Camerata Antiqua de Curitiba, Orquestra Petrobrás Sinfônica, Orquestra Sinfônica da UFRJ, Banda Sinfônica de La Coruña (Espanha), Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica da Universidade de Wisconsin em Superior, entre outras. Como artista convidado da Yamaha, atua como professor, regente e palestrante em países da America latina, fazendo parte da comissão artística da Orquesta Latinoamericana de Vientos (OLV), e Danza Music Latinoamerica. Atua sistematicamente na encomenda de obras nov as e arranjos para bandas sinfônicas e orquestras, coordenando as atividades editoriais da empresa Sithoca Editora Musical.

 

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí

 

Com dez CDs e um DVD gravados, a Banda Sinfônica foi fundada em 1985 e prima por repertório eclético e de alto nível. Tal repertório está focado em alta dificuldade, o que exige maior profissionalização e dedicação de seus integrantes; quanto de qualidade, reunindo obras que vão desde os clássicos para esta formação a composições originais.

 

Ao atuar fortemente na execução de obras encomendadas, o grupo tornou-se internacionalmente reconhecido, tendo estreado composições de nomes como os de Edmundo Villani-Côrtes, referência nacional premiado diversas vezes pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte).

 

O repertório da Banda Sinfônica conta com mais de 90 obras originais especialmente escritas para ela. A representante dos mais antigos grupamentos de música de que se tem notícia no país, já se apresentou sob regência de importantes maestros brasileiros e estrangeiros. Também foi convidada especial em eventos realizados nos mais diferentes municípios do Estado de São Paulo.

 

SERVIÇO

Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí - Obras Latino-Americanas

Marcelo Jardim, regente convidado

15 de abril – 20h30

Teatro Procópio Ferreira

Rua São Bento, 415

Ingressos: R$ 10 (R$ 5 idosos, estudantes e aposentados) à venda das 15 às 19 horas, na bilheteria do teatro ou até as 21h30 do dia do evento

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO