UFRJazz Ensemble

A UFRJazz Ensemble foi criada a partir da implementação do Curso de Bacharelado em Música - Saxofone em 1995 pelo professor José Rua, da Escola de Música. A UFRJazz Ensemble destaca-se pela qualidade de seu trabalho dedicado à música instrumental popular brasileira, ao jazz contemporâneo, bem como à música de concerto. A UFRJazz é formada por alunos da Escola de Música da UFRJ, além de contar com músicos convidados.

A formação da UFRJazz é : 5 saxofones, 4 trompetes, 4 trombones e base rítmica constituída de guitarra, baixo, bateria, piano. A UFRJazz Ensemble gravou seu primeiro CD em 1997, com o título “Jazz na Universidade”, no qual interpretou composições dos mais importantes compositores contemporâneos americanos. Este trabalho foi tão expressivo que foi considerado o melhor CD do gênero, gravado por uma big band no Brasil. Para comemorar seus dez anos, a UFRJazz lançou seu segundo CD “UFRJazz Ensemble interpreta Júlio Barbosa”, o primeiro de uma série que pretende registrar compositores populares brasileiros de valor acadêmico. Seu último CD “Paisagens do Rio”, foi lançado em 2006, por ocasião do aniversário de 70 anos da Rádio MEC, com o patrocínio da Petrobras, e foi indicado ao 5º. Prêmio Tim de Música.

Com a aposentadoria do professor José Rua em 2017, o professor Afonso Claudio Figueiredo (ECO/UFRJ) foi convidado para assumir temporariamente a UFRJazz pelo seu longo histórico musical associado à linguagem do jazz. Inicia-se então um nova fase para a orquestra com o repertório se concentrando em uma linguagem contemporânea, com ênfase em compositores como Jaco Pastorius, Don Menza, Joe Zawinul e de uma nova safra arranjadores brasileiros.

A partir de 2019 a UFRJazz conta com a direção do professor de saxofone da EM/UFRJ Júlio Merlino para dar continuidade à orquestra.