Violino, Violoncelo e tamborim fazem a folia do Feitiço do Villa

Matéria publicada no jornal O Dia, 1º de março, sobre o bloco carnavalesco Feitiço do Villa, formado por músicos de concerto.

jornalodia-2011-03-01

Violino, Violoncelo e tamborim fazem a folia do Feitiço do Villa

Bloco mistura batucada com obras clássicas de Mozart e Beethoven

LEANDRO SOUTO MAIOR

Eles misturam chopinho com Chopin, Cartola com Ravel e Villa-Lobos com Noel. Os batuqueiros eruditos do Feitiço do Villa colocam música clássica no samba e prometem apresentar um dos blocos mais originais deste Carnaval. Idealizado pela jornalista Heloisa Fischer e pelo maestro Carlos Prazeres, o Feitiço estreia hoje, em ensaio aberto às 2lh no Lapinha (Avenida Mem de Sá, 82, Lapa), e sai pela primeira vez no sábado de Carnaval, em frente à Escola de Música da UFRJ, no mesmo bairro.

"A proposta é inusitada. As pessoas vão sambar ao som de peças como ‘Primavera’, de Vivaldi” aposta Heloisa.

O bloco integra tamborins aos violinos também na ‘Nona Sinfonia de Beethoven’ e na ‘Pequena Serenata Noturna’, de Mozart, além de trazer seu próprio samba, ‘Encantando de Alegria o Carnaval’ primeira parceria do filho e compositor popular Edu Krieger com o pai e erudito Edino Krieger.

"Temos a visão do músico de orquestra como um cara superformal, mas o próprio Villa-Lobos era um entusiasta do Carnaval. No sábado, inclusive, é o dia de seu aniversário”, destaca Edu Krieger.

Legenda:

Batucada erudita: o bloco Feitiço do Villa abre alas hoje, na Lapa.