Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Orquestra Sinfônica da UFRJ (OSUFRJ)

Institucional >> Conjunto Estáveis

Criada em 1924 é a mais antiga orquestra do Rio de Janeiro...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Conjunto Sacra Vox

Conjunto Sacra Vox

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1998 divulgando o repertório sacro de todos os tempos...

O conjunto vocal de câmara Sacra Vox foi fundado…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Biblioteca Alberto Nepomuceno

Biblioteca Alberto Nepomuceno

Institucional >> Biblioteca

Capítulo importante da música no País

A história da Biblioteca Alberto Nepomuceno é, com certeza, capítulo importante da própria história da música no Brasil. Francisco Manuel da…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Retrospectiva 2010 PDF Imprimir E-mail
Veículo: Concerto   
Qua, 23 de Fevereiro de 2011

Leia aqui matéria publicada no site da revista Concerto, em 24 de fevereiro de 2011, com Turíbio Santos, violonista e docente da Escola de Música, sobre retrospectiva da temporada 2010.

 

Retrospectiva 2010 - Turíbio Santos (depoimento de dezembro de 2010)

 

retrospectiva2_pO ano de 2010 foi muito especial para mim. Tendo dirigido o Museu Villa-Lobos durante 24 anos, achei que era o momento propício de deixar a direção e assumir a aposentadoria. A meu pedido foi nomeado o musicólogo e pianista Luiz Paulo Sampaio, em junho de 2010. Durante o ano empreendemos as comemorações de cinquenta anos da instituição, criada por Arminda Villa-Lobos em 1960. As atividades foram intensas e culminaram com um belíssimo Festival Villa-Lobos, com o patrocínio da Petrobras e do BNDES, produção da Sarau Agência de Cultura, sob minha coordenação geral e direção artística de Marcelo Rodolfo. No plano pessoal, a aposentadoria não me deixou mais tempo livre, pois tendo assumido a presidência da Academia Brasileira de Musica em janeiro, assumi igualmente, com meus colegas diretores, a difícil missão de aparar as arestas econômicas criadas pelas últimas crises internacionais, que afetaram fortemente os royalties da obra de Villa-Lobos. Não esquecendo do meu violão, em setembro gravei o Concerto para violão e orquestra de Ricardo Tacuchian, regravei o de Heitor Villa-Lobos na sua versão para cordas e uma Suíte de danças concertantes de minha autoria. Tudo isto sob a batuta inspirada e entusiasta de Leandro Carvalho, à frente da Orquestra do Estado de Mato Grosso. O CD deverá aparecer em março próximo sob o patrocínio da Danneman, Siemsen e Ipanema Moreira Advogados. Na Escola de Musica da UFRJ, atualmente dirigida pelo maestro André Cardoso, comemoramos os 30 anos da entrada do violão na instituição. Percebo o aumento de atividade genuinamente brasileira na música clássica, com a expansão das orquestras no território do país e a valorização de instrumentos e repertórios tipicamente brasileiros. Espero que essa caminhada continue em 2011!”

Turíbio Santos, violonista e presidente da Academia Brasileira de Música

Compartilhe este artigo:

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO