Trio UFRJ

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas, os instrumentistas por Mateus Ceccato (violoncelo), Luciano Magalhães (piano) e Marco Catto (violino), técnicos concursados que integram a Orquestra Sinfônica da UFRJ, decidiram criar o Trio UFRJ, uma formação camerística de violino, violoncelo e piano que possibilita uma grande abrangência de repertório e atuação.trioufrj350

Além de divulgar a música clássica, em especial a brasileira, em concertos didáticos dentro e fora da universidade, o Trio pretende interagir com professores e estudantes de cordas, piano e composição, em aulas coletivas ou masterclasses, a fim de abordar aspectos que envolvem o trabalho da música de câmara, como técnicas de ensaio, discussão de idéias e conceitos musicais. Na escolha do repertório, propõe-se executar não apenas peças tradicionais, como também composições novas de integrantes da Escola.

O concerto de estreia ocorreu em 15 de dezembro de 2010 no Salão Leopoldo Miguez, quando o Trio UFRJ apresentou um programa com Trio em mi menor, op. 67, de Shostakovich, e Trio em dó maior, op. 87, de Brahms, recebendo do público calorosos aplausos.

newsletter

Assine nossas newsletters e receba em seu e-mail informações atualizadas sobre as atividades da Escola.

Produção e projetos operísticos

Com uma longa tradição, os projetos operísticos são um destaque da produção artística da EM.

Festivais, Seminários, Congressos

A Escola patrocina uma série de importantes encontros acadêmicos e culturais.

RBM, Anais e publicações

A Escola edita algumas das mais respeitadas publicações da área dos estudos musicais.

Como registrar a sua música

Saiba o que precisa fazer para registrar suas músicas no registro no Serviço da Escola.

Biblioteca Alberto Nepomuceno

O acervo inestimável da Biblioteca abriga boa parte da memória da música no Brasil.

Museu Delgado de Carvalho

O acervo é composto por instrumentos musicais de diversas culturas de todo o mundo.

Laboratórios e Centros de Estudos

São núcleos de atividades de ensino e pesquisa desenvolvidos em torno de temas específicos.

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Certeza de qualidade artística, a produção fonográfica UFRJ/Música ganhou vários prêmios e distinções.