176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Retrospectiva 2010

 

podcast

Ouça aqui o programa: 

Toda segunda-feira, às 22h, tem "Concertos UFRJ" na Roquette Pinto FM. Sintonize 94,1 ou acompanhe pela internet!

Programas anteriores podem ser encontrados na seção Concertos UFRJ.

Na última edição de 2010, o programa Concertos UFRJ (Roquette Pinto, 94,1 FM) mostrou uma retrospectiva da temporada artística da Escola de Música (EM), com gravações exclusivas feitas ao vivo com os alunos, muitos dos quais já com significativa bagagem e premiações, e com grandes solistas que se apresentaram ao longo do ano no Salão Leopoldo Miguez. Um convite para viver (ou rever) um pouco da emoção que esses espetáculos proporcionaram.

 

Foram mais de 250 deles, entre concertos, recitais, concursos e apresentações diversas. Um dos destaques do ano foi o Primeiro Concurso Nacional de Canto Lírico - promovido com objetivo de incentivar e revelar novos talentos. As finais foram realizadas entre 21 e 23 maio e atraiu mais de 80 candidatos. Concertos UFRJ recordaram um pouco aquelas maravilhosas jornadas veiculando gravação ao vivo do soprano Maira Lautert, aluna da EM e terceira colocada, encarnando na final do concurso a Leonora de Il Trovatore, de Verdi, na famosa ária “Tacea la notte placida”, do primeiro ato da ópera.

 

Outro acontecimento importante, o festival Violão: 30 anos na UFRJ, reuniu grandes nomes nacionais e internacionais do instrumento no mês de outubro. A retrospectiva relembrou os concertos dos convidados especiais Fábio Zanon, Brasil, Gerard Abiton, França, Carlos Perez, México, Gilson Antunes, Brasil, e Pablo Marquez, Argentina, que executaram, respectivamente, obras de Marco Pereira, Sérgio Assad, Antonio Lauro, Elodie Bouny e Gustavo Leguizamón. O festival comemorou três décadas de implantação do curso de violão na UFRJ - criado em 1980, e um dos primeiros em nível universitário no Brasil.

 

Em outubro ainda, a Escola promoveu a vigésima-quinta edição do Panorama da Música Brasileira Atual, mostra bianual da produção contemporânea criada em 1978 e promovida pela Escola há mais de trinta anos. Para 2010 foi organizado um concurso de composição para o Quinteto Experimental de Sopros da UFRJ, que teve como um dos vencedores Rafael Bezerra, aluno da EM, cuja “Fantasia” ganhou uma primeira audição no Panorama.

 

Por fim, foram apresentadas as performances premiadas de Laís Frey, primeira colocada no 16º Concurso Nacional de Piano Arnaldo Estrella, de Juiz de Fora, e Antônio Guimarães Neto, vencedor do XXIX Concurso Latino Americano Rosa Mística, em Curitiba.

 

Conduzido por André Cardoso, docente e diretor da Escola de Música, o programa radiofônico Concertos UFRJ é resultado de uma parceria da UFRJ com a Roquette Pinto e vai ao ar toda segunda-feira, às 22h, na sintonia 94,1 FM. As edições podem ser acompanhadas on line ou por meio do podcast (áudio sob demanda) da emissora. Contatos através do endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

Programação de Janeiro

 

 

Programa 23 – Dia 3 de janeiro – Cenas de ballet

 

Em seu primeiro programa de 2011 Concertos UFRJ abordará a música para ballet apresentando uma seleção de trechos de alguns dos grandes clássicos da dança.

 

  1. Adolphe ADAM (1803-1856) – Grande Pas de Deux de Gisele e Albrecht e final do segundo ato do ballet “Gisele” com solo de viola de Alec Taylor, a Orquestra Sinfônica de Londres e a regência de Michael Tilson Thomas.
  2. CHOPIN / GLAZUNOV – Integral do ballet “Les Sylphides” na versão de Roy Douglas com a Orquestra Filarmônica de Roterdam e a regência de David Zinman.
  3. Leo DELIBES (1831-1891) – Abertura e Valsa do primeiro ato e Pas de Deux e final do terceiro ato do ballet “Coppelia” com solo de viola de John Brearley, a Orquestra do Royal Opera House de Londres e a regência de Mark Elmer.

 

Programa 24 – Dia 10 de janeiro – Grandes mestres da Escola de Música III: César Guerra-Peixe.

 

Série que dedica um programa por mês a um antigo mestre da Escola de Música. O terceiro programa será dedicado a César Guerra-Peixe (1914-1993)  compositor petropolitano que juntou música de concerto e música popular numa obra de personalidade que o alçou à posição de um dos grandes nomes do nacionalismo musical brasileiro.

 

  1. Suíte para orquestra de cordas (1949) com a Orquestra Sinfônica Nacional e a regência de Guido Mansuino. Movimentos: Maracatú, Pregão, Modinha e Frevo.
  2. Ponteado (1955) com a Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e a regência de Norton Morozowicz.
  3. Cânticos Serranos no. 4 (1976) sobre textos do poeta Raul de Leoni (“Prudência” e “Vivendo”) na interpretação do barítono Inácio de Nonno e da pianista Laís Figueiró.
  4. Série Xavante para coro a capella (1972) com o Madrigal Renascentista e a direção de Afrânio Lacerda.
  5. Concertino para violino e orquestra de câmara (1972) com o violinista Ricardo Amado, a Orquestra Experimental da Universidade Federal de Ouro Preto e a regência de Silvio Viegas.
  6. Roda de Amigos (1979) com Curt Schroeter (flauta), Martin Schuring (oboé), José Botelho (clarineta) e Aloysio Fagerlande (fagote), a Orquestra do 16o. Festival de Música de Londrina e a regência de Norton Morozowicz.
 

    Programa 25 – Dia 17 de janeiro – A quatro mãos

     

    Programa dedicado ao repertório para piano a quatro mãos, formação camerística que ganhou impulso na segunda metade do século XVIII e que se firmou durante o século XIX a partir do desenvolvimento técnico e aumento na extensão do instrumento.

     

    1. Franz SCHUBERT (1797-1828) – Fantasia em Fá menor D. 940 com o Duo Kontarsky, formado pelos irmãos Alfons e Aloys Kontarsky.
    2. Gabriel FAURÉE (1845-1924) – Suite Dolly op. 56, em seis pequenos movimentos, com o Duo formado por Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini.
    3. Maurice RAVEL (1876-1946) – Suite “Ma Mère l'oye” (Mamãe Ganso)  em cinco movimentos (“Pavana da Bela Adormecida”; “O pequeno Polegar”; “A Imperatriz dos pagodes”; “Conversas entre a Bela e a Fera” e “Jardim Feérico”) com o Duo Celina Szrvinsk e Miguel Rosselini.
    4. Ronaldo MIRANDA (1948) – “Tango” com o Duo Bretas/Kevorkian formado pelas pianistas Patrícia Bretas e Josiane Kevorkian.

     

    Programa 26 – Dia 24 de janeiro – Música de Câmara

     

    A música de câmara é um dos gêneros mais importantes na música de concerto e requer do músico que a pratica, além do amplo domínio de seu instrumento, uma interação completa com os demais integrantes do conjunto, seja um duo até as formações camerísticas mais numerosas. Apresentaremos em Concertos UFRJ todo mês obras de câmara para as mais variadas formações, desde as tradicionais como os duos e trios com piano, quarteto de cordas, quinteto de sopros, entre outros, até as formações menos usuais com as mais variadas combinações instrumentais.

     

    1. Joseph HAYDN (1732-1809) – Trio em sol maior “Cigano” para violino, violoncelo e piano H. XV no 25 com o Trio Beaux Arts.
    2. Heitor VILLA-LOBOS (1887-1959) – Sexteto Místico com Antônio Carlos Carrasqueira na flauta, Luis Carlos Justi no oboé, Dilson Florêncio no saxofone, Cristina Braga na harpa, Maria Teresa Madeira na celesta e Turíbio Santos no violão.
    3. José VIEIRA BRANDÃO (1911-2002) – Duo para oboé e violoncelo com James Ryon (oboé) e Regina Mushabac (violoncelo).
    4. Francis POULENC (1899-1963) – Sexteto para piano, flauta, oboé, clarineta, fagote e trompa com Pascal Roge (piano), Patrick Galois (flauta), Maurice Bourgue (oboé), Michael Portal (clarineta), Amaury Wallez (fagote) e André Cazalet (trompa).

     

    Programa 27 – Dia 31 de janeiro – Ópera “Dido e Enéas”

     

    A partir de janeiro apresentaremos na última segunda-feira de cada mês uma ópera. Serão apresentados óperas integrais ou eventualmente trechos selecionados com as árias e conjuntos mais importantes. Abriremos a série com a ópera barroca “Dido e Enéas” do compositor inglês Henry PURCELL (1659-1695). A versão será dos seguintes intérpretes: Ann Murray no papel de Dido, Anton Schartinger como Enéas, Rachel Yakar como Belinda, Trundeliese Schmidt como Feiticeira, Elisabeth von Magnus e Helrun Gardow como as Bruxas, Paul Esswood como Espírito, Josef Köstlinger como Marinheiro, o Coro Arnold Schoenberg dirigido por Erwin Ortner, o Concentus Musicus de Viena e a regência de Nikolaus Harnoncourt.

    Correspondência

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