A Escola de Música desenvolde dois programas de pós-graduação: o Programa de Pós-Graduação da Escola de Música (PPGM), criado há quase quatro décadas, e o Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS), instituído em 2015..

Programa de Pós-Graduação da Escola de Música (PPGM)

O Programa de Pós-Graduação da Escola de Música (PPGM) foi criado em 1980 sendo o pioneiro em sua área no Brasil. O projeto foi fruto do esforço de um grupo de docentes, tendo à frente o professor Hélcio Benevides Soares, seu primeiro coordenador. Desde então oferece formação stricto sensu no formato “Mestrado Acadêmico”. Inicialmente foram mantidas duas áreas de concentração: Práticas Interpretativas e Composição. Em 2000 foi aberta a área de Musicologia e, por fim, em 2009 se deu a criação da área de concentração em Educação Musical.

Desde sua criação o programa já formou mais de 320 mestres. O programa tem como objetivos qualificar docentes para o ensino superior na área de música, desenvolver a reflexão teórica sobre o fenômeno musical e as competências individuais artísticas e de pesquisa, e promover a interação com os cursos de graduação da Escola de Música, no sentido de implementar o mais cedo possível a prática da pesquisa e o nascimento de projetos relevantes para as linhas de pesquisa propostas. A estrutura acadêmica do programa prevê hoje quatro áreas de concentração que comportam sete diferentes linhas de pesquisa. Dentre os 284 mestres que titulou até junho de 2008, 200 formaram-se na área de concentração em Práticas Interpretativas (71%), 43 na área de Musicologia (15%) e 40 na área de Composição (14%). O ingresso no programa se dá através de edital para exame de seleção uma vez por ano.

Mais informações, no site do Programa de Pós-Graduação em Música (PPGM).

Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PROMUS)

O Programa de Pós-graduação Profissional em Música da Escola de Música da UFRJ (PROMUS-UFRJ) foi aprovado pela Capes em novembro de 2015, em resposta à enorme demanda por um curso com o perfil de pesquisa aplicada, a partir de necessidades impostas pela realidade profissional do músico e professor atuantes na cidade e região Sudeste, já que o PROMUS é o primeiro Programa de pós-graduação profissional em música da Região Sudeste com suas respectivas Linhas de Pesquisa: Processos de Desenvolvimento Artístico e Pedagogia Instrumental/Vocal/Regências.

O Curso de Mestrado Profissional em Música, oferecido pelo PROMUS-UFRJ, foi reconhecido através do Parecer CNE/CES No.102/2016 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, sendo homologado pela Portaria No 1.041, de 9 de setembro de 2016.

Pioneiro na Região Sudeste em sua Área (Artes; Música; Práticas Interpretativas), tem por objetivo formar profissionais qualificados para o exercício das práticas avançadas em música - especialmente aquelas ligadas à pesquisa aplicada, ao desenvolvimento artístico, científico e tecnológico e à docência, e destinados aos setores privado e público. Dentre os diversos perfis profissionais demandados pelo mundo do trabalho em música, destacam-se dois, que são oferecidos regularmente pelo Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da EM/UFRJ-PROMUS desde o seu início em 2016: o artista/instrumentista/regente/cantor, e o professor de instrumento/regência/canto.

O PROMUS compartilha com o PPGM, Programa de Pós-graduação em Música da UFRJ (mestrado e doutorados acadêmicos) os quatro núcleos integrantes do Laboratório de Práticas Interpretativas – Centro de Estudos dos Instrumentos de Sopro, Centro de Estudos Orquestrais, Núcleo Acorde (Núcleo Avançado de Arco e Cordas Dedilhadas), Laboratório de Cravo e Instrumentos Antigos, que também atendem aos Cursos de Graduação da Escola de Música da UFRJ. Esta integração, ao conectar também projetos de extensão com pesquisas aplicadas de interpretação de repertório brasileiro, gera resultados importantes para a formação dos alunos de Graduação.

O PROMUS já estabeleceu importantes acordos de cooperação nos níveis regional, com a Associação Orquestra Sinfônica de Barra Mansa; nacional, com a Fundação Orquestra Sinfônica de Porto Alegre; internacional, com a Academia de Música de Malmö, da Universidade de Lund (Suécia) e com a Escola Superior de Música de Genève (Suiça).

Também é responsável pelo programa de radio CONCERTOS UFRJ, que semanalmente apresenta a produção artistica do Programa e da EM na Rádio MEC-FM.

Todas as informações do PROMUS, inclusive os trabalhos concluídos e em andamento, estão no site do Programa.