UFRJazz Ensemble

UFRJazz Ensemble

Institucional >> Conjunto Estáveis

Música instrumental brasileira, jazz contemporâneo e música de concerto...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Coral Infantil da UFRJ

Coral Infantil da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Desde 1989, celeiro de grandes talentos...

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetuer adipiscing elit. Quisque dui orci, faucibus non, semper sed, pulvinar quis, purus. Class aptent…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Administração Departamentos Musicologia e Educação Musical
Musicologia e Educação Musical PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Musicologia e Educação Musical é responsável pelas principais disciplinas do curso de Licenciatura em Música tais como: Metodologia do Ensino da Música, Iniciação à Pesquisa em Música e Orientação de Monografia. O departamento oferece também disciplinas formativas para os cursos de Bacharelado e Licenciatura como Percepção Musical, História da Música, Música Brasileira, Fisiologia da Voz e Acústica. Na pós-gaduação o departamento está presente nas áreas de Musicologia e Educação Musical, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: História e Documentação da Música Brasileira e Hispano-americana , Etnografia das Práticas Musicais, Estudos do Som Musical e Música, Saúde e Educação.

 

Fábio Adour (Adjunto - Percepção Musical)


Harlei Elbert (Associado - História da Música)

 

Nasceu no Rio de Janeiro em 1964. É Doutora em História pela USP e Mestre em Música, com louvor, pela UFRJ. Graduou-se em Piano, Composição, Regência e Licenciatura pela UFRJ, recebendo a distinção Summa Cum Laude. Aperfeiçoou-se em Piano com Sônia Goulart e Composição com Ronaldo Miranda. Participou de cursos como "Interpretação Pianística das Obras de Francisco Mignone", com o próprio compositor, "Alta Interpretação Pianística", com o pianista suíço Charles Dobler e "Intercâmbio em Composição", com o compositor argentino Dante Grela. Foi Professora Adjunta do Departamento de Composição e desde 2007 é Associada do Departamento de Musicologia e Educação Musical da Escola de Música da UFRJ, onde foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação. Produziu o CD "Música Eletroacústica da UFRJ", inaugurando o selo Minerva, e as óperas "O Contrato de Casamento", "Dido e Enéas", "Don Giovanni" e "O Empresário". Colaborou nas montagens de "O Mestre da Música" e "O Pagador de Promessas". Realizou eventos na UFRJ - Centro de Tecnologia e Fórum de Ciência e Cultura –, UFF, Justiça Federal, Cine Odeon-BR, Caixa Econômica Federal, FIRJAN e INCA. Foi responsável pela Aula Magna do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, em 2005. Coordenou, na EM, o Programa de Desenvolvimento da Extensão Universitária e o THE/Vestibular. Participou, na UFRJ, de Comissões de Concessão de Títulos Honoríficos, de Avaliação Institucional, de Alocação de Vagas Docentes, de Acompanhamento de Cursos e de Avaliação de Desempenho Docente. Foi membro do CEPG, Conselho Universitário, Projeto Disque-UFRJ e Corpo Editorial da Revista Interfaces. É membro da ANPPOM e ANPUH. Possui publicações nas áreas de análise e musicologia, tendo como principal estudo Camargo Guarnieri. Na área acadêmica, orientou cerca de 20 dissertações de mestrado (musicologia e práticas interpretativas) e mais de 40 bolsistas de graduação, sendo pesquisadora líder de projetos com bolsas do CNPq/UFRJ e coordenadora de cursos de extensão abrangendo as áreas de literatura, cinema, teatro e televisão. Tem participações em comissões julgadoras no âmbito da UFRJ e externo, como Prefeitura do Rio de Janeiro (2003 e 2004), Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira - Concurso de Piano Nélson Freire (2004), Prefeitura de Niterói - Seleção de Músico (2008) e Governo do Estado do Rio de Janeiro - Concurso de Regência da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros (2009). Atuou como pianista no País e exterior, recebendo críticas (...a beautifully, sensitive and fluent artist. David Appleby - Eastern Illinois University - EUA; Harlei's fluid technique and limpid flexibility was just right for the watery, glassy effects which Ravel is so skillful at creating... Doug DiBianco - Times-Courier - Charleston – EUA; Sua tendência virtuosística é bastante eloqüente e a manifestou através da "Fantasia Húngara", de Liszt, usando seus notáveis recursos técnicos... Paulo Moritz - Correio do Povo - Porto Alegre; ...tem o maior futuro artístico e já é uma realidade emocionante. Nogueira França – Espírito Santo). Obteve, em Concursos Nacionais e Internacionais, primeiras colocações e prêmios especiais: "Solista dos Concertos para a Juventude", "Guiomar Novaes", "Arthur Moreira Lima", "Natho Henn", "Governador Antônio Carlos Magalhães" e "Nelson Freire". Apresentou-se com orquestras e bandas sinfônicas; participou de gravações de LPs ("Futuros Mestres em Música"), CDs ("O Piano Contemporâneo") e programas para a Rádio MEC. Fez parte de homenagens a compositores brasileiros, como Edino Krieger, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos. Recebeu diplomas de Honra ao Mérito, como o da Companhia de Músicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Teve participações em Panoramas da Música Brasileira Atual, como produtora, intérprete e compositora, e no I Festival Internacional de Compositoras (1993), apresentando a obra "Romaria", para cordas (texto de Drummond de Andrade). Possui obras editadas por Brazilian Music Enterprises (Washington, EUA). Em sua produção, destacam-se: "Vigília do Senhor Morto" (1992), cantata para soprano, coro misto e orquestra (texto de Cecília Meireles); "Fragmentos" (1994), para oboé e piano; "Recorrências" (2000), para sax alto e piano; "Contrastes" (2007), para flauta e vibrafone e "Arcos" (2010), para violoncelo e piano. É coordenadora do Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ. Foi responsável pela obra de restauração artística da platéia, frisas e balcões do Salão Leopoldo Miguez.
 

José Alberto Salgado  (Adjunto - Educação Musical)

 

Leonardo Fuks  (Adjunto - Acústica)

Maria Alice Volpe  (Adjunto - Musicologia)


Maria Beatriz Licursi (Assistente - Percepção Musical)

Samuel Araújo  (Associado - Etnomusicologia)

 
Sara Cohen  (Adjunto - Percepção Musical)

 
Sheila Zagury (Assistente - Percepção Musical)

 
Sérgio Alvares  (Adjunto - Educação Musical)

 
Thelma Alvares  (Adjunto - Educação Musical)

 
Vanda Freire  (Associado - História da Música)

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO