Violões da UFRJ

Violões da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado ao violão brasieliro...

Formado em 2003 a partir…

More...
Trio UFRJ

Trio UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Grande abrangência de repertório e atuação...

Reconhecendo afinidades de concepções musicais e técnicas,…

More...
Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Os Concertos Virtuais UFRJ estão no ar

Notícias >> Arquivo

Lançamento dia 13 de dezembro da experiência piloto...

Foto: Marco Fernandes/CoordCOM…

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Brasil Ensemble - UFRJ

Brasil Ensemble - UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Mais de uma década se apresentando em importantes salas de concertos...

Criado em outubro de 1999, o conjunto vocal Brasil…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Administração Departamentos Musicologia e Educação Musical
Musicologia e Educação Musical PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Musicologia e Educação Musical é responsável pelas principais disciplinas do curso de Licenciatura em Música tais como: Metodologia do Ensino da Música, Iniciação à Pesquisa em Música e Orientação de Monografia. O departamento oferece também disciplinas formativas para os cursos de Bacharelado e Licenciatura como Percepção Musical, História da Música, Música Brasileira, Fisiologia da Voz e Acústica. Na pós-gaduação o departamento está presente nas áreas de Musicologia e Educação Musical, atuando nas seguintes linhas de pesquisa: História e Documentação da Música Brasileira e Hispano-americana , Etnografia das Práticas Musicais, Estudos do Som Musical e Música, Saúde e Educação.

 

Fábio Adour (Adjunto - Percepção Musical)


Harlei Elbert (Associado - História da Música)

 

Nasceu no Rio de Janeiro em 1964. É Doutora em História pela USP e Mestre em Música, com louvor, pela UFRJ. Graduou-se em Piano, Composição, Regência e Licenciatura pela UFRJ, recebendo a distinção Summa Cum Laude. Aperfeiçoou-se em Piano com Sônia Goulart e Composição com Ronaldo Miranda. Participou de cursos como "Interpretação Pianística das Obras de Francisco Mignone", com o próprio compositor, "Alta Interpretação Pianística", com o pianista suíço Charles Dobler e "Intercâmbio em Composição", com o compositor argentino Dante Grela. Foi Professora Adjunta do Departamento de Composição e desde 2007 é Associada do Departamento de Musicologia e Educação Musical da Escola de Música da UFRJ, onde foi Chefe de Departamento e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação. Produziu o CD "Música Eletroacústica da UFRJ", inaugurando o selo Minerva, e as óperas "O Contrato de Casamento", "Dido e Enéas", "Don Giovanni" e "O Empresário". Colaborou nas montagens de "O Mestre da Música" e "O Pagador de Promessas". Realizou eventos na UFRJ - Centro de Tecnologia e Fórum de Ciência e Cultura –, UFF, Justiça Federal, Cine Odeon-BR, Caixa Econômica Federal, FIRJAN e INCA. Foi responsável pela Aula Magna do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, em 2005. Coordenou, na EM, o Programa de Desenvolvimento da Extensão Universitária e o THE/Vestibular. Participou, na UFRJ, de Comissões de Concessão de Títulos Honoríficos, de Avaliação Institucional, de Alocação de Vagas Docentes, de Acompanhamento de Cursos e de Avaliação de Desempenho Docente. Foi membro do CEPG, Conselho Universitário, Projeto Disque-UFRJ e Corpo Editorial da Revista Interfaces. É membro da ANPPOM e ANPUH. Possui publicações nas áreas de análise e musicologia, tendo como principal estudo Camargo Guarnieri. Na área acadêmica, orientou cerca de 20 dissertações de mestrado (musicologia e práticas interpretativas) e mais de 40 bolsistas de graduação, sendo pesquisadora líder de projetos com bolsas do CNPq/UFRJ e coordenadora de cursos de extensão abrangendo as áreas de literatura, cinema, teatro e televisão. Tem participações em comissões julgadoras no âmbito da UFRJ e externo, como Prefeitura do Rio de Janeiro (2003 e 2004), Fundação Orquestra Sinfônica Brasileira - Concurso de Piano Nélson Freire (2004), Prefeitura de Niterói - Seleção de Músico (2008) e Governo do Estado do Rio de Janeiro - Concurso de Regência da Banda Sinfônica do Corpo de Bombeiros (2009). Atuou como pianista no País e exterior, recebendo críticas (...a beautifully, sensitive and fluent artist. David Appleby - Eastern Illinois University - EUA; Harlei's fluid technique and limpid flexibility was just right for the watery, glassy effects which Ravel is so skillful at creating... Doug DiBianco - Times-Courier - Charleston – EUA; Sua tendência virtuosística é bastante eloqüente e a manifestou através da "Fantasia Húngara", de Liszt, usando seus notáveis recursos técnicos... Paulo Moritz - Correio do Povo - Porto Alegre; ...tem o maior futuro artístico e já é uma realidade emocionante. Nogueira França – Espírito Santo). Obteve, em Concursos Nacionais e Internacionais, primeiras colocações e prêmios especiais: "Solista dos Concertos para a Juventude", "Guiomar Novaes", "Arthur Moreira Lima", "Natho Henn", "Governador Antônio Carlos Magalhães" e "Nelson Freire". Apresentou-se com orquestras e bandas sinfônicas; participou de gravações de LPs ("Futuros Mestres em Música"), CDs ("O Piano Contemporâneo") e programas para a Rádio MEC. Fez parte de homenagens a compositores brasileiros, como Edino Krieger, Ronaldo Miranda e Villa-Lobos. Recebeu diplomas de Honra ao Mérito, como o da Companhia de Músicos da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Teve participações em Panoramas da Música Brasileira Atual, como produtora, intérprete e compositora, e no I Festival Internacional de Compositoras (1993), apresentando a obra "Romaria", para cordas (texto de Drummond de Andrade). Possui obras editadas por Brazilian Music Enterprises (Washington, EUA). Em sua produção, destacam-se: "Vigília do Senhor Morto" (1992), cantata para soprano, coro misto e orquestra (texto de Cecília Meireles); "Fragmentos" (1994), para oboé e piano; "Recorrências" (2000), para sax alto e piano; "Contrastes" (2007), para flauta e vibrafone e "Arcos" (2010), para violoncelo e piano. É coordenadora do Centro de Estudos de Musicologia e Educação Musical da UFRJ. Foi responsável pela obra de restauração artística da platéia, frisas e balcões do Salão Leopoldo Miguez.
 

José Alberto Salgado  (Adjunto - Educação Musical)

 

Leonardo Fuks  (Adjunto - Acústica)

Maria Alice Volpe  (Adjunto - Musicologia)


Maria Beatriz Licursi (Assistente - Percepção Musical)

Samuel Araújo  (Associado - Etnomusicologia)

 
Sara Cohen  (Adjunto - Percepção Musical)

 
Sheila Zagury (Assistente - Percepção Musical)

 
Sérgio Alvares  (Adjunto - Educação Musical)

 
Thelma Alvares  (Adjunto - Educação Musical)

 
Vanda Freire  (Associado - História da Música)

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO