Humberto Amorim

humbertoamorim

Doutorando em Linguagem e Estruturação Musical, mestre em Práticas Interpretativas, possui ainda uma formação acadêmica que abrange três graduações (bacharelado em violão, bacharelado em música popular brasileira/arranjo e licenciatura em música). Foi premiado nos oito concursos de violão que disputou e aprovado em seis concursos públicos entre os três primeiros colocados. Como violonista, tem atuado com destaque em importantes salas e séries de concerto, estreado peças de compositores como Ricardo Tacuchian, Marcos Vinícius, Nicanor Teixeira, Caio Senna, Marcos Lucas e Fred Schneiter. Participa de bancas acadêmicas e juris de concursos de violão.  Grava seus arranjos e composições para o selo Music Solution, do qual é artista contratado desde 2005. Como pesquisador, desvelou importantes documentos sobre a trajetória e a produção violonística de Heitor Villa-Lobos, publicando artigos e resumos sobre o tema e apresentando comunicações e palestras em eventos nacionais e internacionais, entre colóquios, seminários e fóruns. Aos 28 anos, tornou-se o mais jovem professor efetivo a ingressar no corpo docente da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde leciona as cadeiras de violão, história e literatura do instrumento, prática de conjunto e leitura à primeira vista. Seu livro Heitor Villa-Lobos e o Violão, publicado pela Academia Brasileira de Música, vem sendo considerado pela crítica especializada como “a maior pesquisa já realizada sobre o assunto no Brasil” (Revista Violão Pro, 2009: p 13).

Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)