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O terceiro programa da série “Concertos UFRJ”, resultado de uma parceria da Escola de Música da UFRJ com a Rádio Roquete Pinto (FM 94,1) e que vai ao ar toda segunda-feira às 22h, aborda os dois gêneros que, partindo de polos opostos da hierarquia social, estão na gênese da música popular brasileira: a modinha e o lundu.
Gênero tipicamente brasileiro, a modinha descende da moda portuguesa, canção de salão escrita a uma ou duas vozes com acompanhamento de cravo. Provavelmente oriunda das elites coloniais brasileiras aqui passou a ser tocada na viola de cordas arame, revestindo-se, então, de um forte caráter lírico e sentimental.
Se a modinha deixou o espaço limitado dos ambientes aristocráticos para ganhar as ruas, o lundu, por seu turno, percorreu o caminho inverso: saiu dos terreiros e invadiu os salões. Tem origem nas danças de roda realizadas ao ar livre pelos escravos cujas coreografias, fortemente sensuais, estavam associadas a cantigas entoadas em coro. Entre elas, a mais comum era o batuque que, a partir da adaptação de danças ibéricas, em especial o fandango, gerou o lundu. No final do séc. VIII, já consolidado como dança, foi aos poucos sendo aceito nas casas das famílias abastadas, incorporou letra e se transformou em canção, com a viola original sendo substituída pelo cravo.
A modinha e o lundu se influenciaram mutuamente e, no princípio do século XIX, se converteram no principal veículo da incipiente expressividade musical brasileira. O programa revisita as canções de três compositores que viveram no Rio de Janeiro naquele período. São eles Joaquim Manoel Gago da Câmera, Gabriel Fernandes da Trindade e Cândido Inácio da Silva. As interpretações, que fazem parte do CD Modinhas Cariocas, gravado na Escola de Música da UFRJ em 2007, são de Luciana Costa e Silva (mezzo-soprano), Marcelo Coutinho (barítono), Paulo da Mata (flauta), Marcus Ferrer (viola de arame) e Marcelo Fagerlande (cravo), que também assina a direção musical.
O programa pode ser acompanhado ao vivo on line e no podcast (áudio sob demanda) da Roquette Pinto. Contato através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Programa 1 – Dia 2 de agosto – Chopin por pianistas brasileiros O programa de estréia apresenta a música de Frèdèric Chopin (1810-1849) pelas mãos de pianistas brasileiros de diferentes gerações. • Estudo op. 10 no 3 com Nelson Freire Programa 2 – Dia 9 de agosto – Carlos Gomes: Cortina Lírica Aproveitando a Semana de Aniversário da Escola de Música e o I Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, cujo tema será a Ópera, o segundo programa será totalmente dedicado à obra de Carlos Gomes (1836-1896), um dos maiores compositores brasileiros do século XIX e principal representante de nosso romantismo musical. • Abertura da ópera Fosca – Orquestra Sinfônica da UFRJ; regência de Roberto Duarte. Programa 3 – Dia 16 de agosto – Modinhas cariocas O terceiro programa abordará dois gêneros que estão na gênese da nossa música popular: a Modinha e o Lundu, especialmente as canções de três compositores que viveram no Rio de Janeiro no alvorecer do século XIX. São eles Joaquim Manoel Gago da Câmera, Gabriel Fernandes da Trindade e Cândido Inácio da Silva. A interpretação é de Luciana Costa e Silva (mezzo-soprano), Marcelo Coutinho (barítono), Paulo da Mata (flauta), Marcus Ferrer (viola de arame) e Marcelo Fagerlande (cravo e direção musical). • Joaquim Manoel da Câmera – "Estas lágrimas" Programa 4 – Dia 23 de agosto – Radamés Gnattali: a música sem fronteiras O programa será dedicado ao compositor Radamés Gnattali abordando a sua música de concerto com referência na música popular. Radamés foi, entre os grandes compositores brasileiros do século XX, aquele melhor trasitou pelos mais diversos gêneros musicais com competência fora do comum, mostrando que, para ele, a música era, de fato, um território sem fronteiras. Serão apresentadas, entre outras, gravações históricas com o próprio compositor ao piano, acompanhando sua irmã Aída Gnattali, o saxofonista Sandoval e o Quarteto de cordas da UFRJ. • "Apanhei-te cavaquinho" de Ernesto Nazareth em arranjo para dois pianos de Radamés Gnattali – Aída e Radamés Gnattali (pianos). Programa 5 – Dia 30 de agosto – Violões da UFRJ Formado por oito instrumentistas, alunos da Escola de Música, o grupo Violões da UFRJ foi criado em 2003 e é coordenado pelo professor Bartholomeu Wiese. Após tournée de concertos na Espanha o Violões da UFRJ lança o seu primeiro CD com repertório inteiramente dedicado aos compositores brasileiros contemporâneos, com várias músicas escritas especialmente para o grupo. • Nicanor Teixeira – João Benta no Forró |
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