Concertos UFRJ

Concertos UFRJ

Toda segunda, às 22h, temos encontro marcado na FM 94,1

More...
Selo Fonográfico UFRJ/Música

Selo Fonográfico UFRJ/Música

Institucional >> Publicações

Conheça a produção fonográfica da Escola de Música

A produção fonográfica da Escola de Música remonta à época do LP quando a Orquestra Sinfônica gravou a Abertura em…

More...
Série Talentos UFRJ

Série Talentos UFRJ

Institucional >> Séries Temáticas

Divulgando a pluralidade da produção artística da Escola de Música

Foi criada em…

More...
Galeria de Imagens

Galeria de Imagens

Fotos e imagens dos eventos da Escola de Música...

More...
Orquestra Juvenil

Orquestra Juvenil

Institucional >> Conjunto Estáveis

Em funcionamento desde 1995...

A Orquestra Juvenil da UFRJ foi criada pelo maestro André…

More...
Coro Sinfônico da UFRJ

Coro Sinfônico da UFRJ

Institucional >> Conjunto Estáveis

Repertório dedicado às grandes obras corais sinfônicas de todos os tempos...

Coro Sinfônico da UFRJ é…

More...
Frontpage Slideshow | Copyright © 2006-2010 JoomlaWorks, a business unit of Nuevvo Webware Ltd.
Início Séries temáticas Projeto Tributo
Projeto Tributo PDF Imprimir E-mail

Unidos por estreitos laços, elos indissociáveis de um destino histórico irrefutável, compositores e intérpretes compartilham de um mesmo ideal, fundem-se na mesma busca de realização artística e existencial. Suas funções se complementam em perfeita simbiose: a inspiração e idéias grafadas de um, são reveladas sonoramente pela maestria do outro; um cria, dá a luz – o outro recria, à luz dos palcos. E, no instante exato de cada execução, brota e se perpetua a magia da Música.

 
O Projeto "Tributo", idealizado e coordenado pelo professor Luiz Senise, visa reverenciar a memória dos compositores que enaltecem a arte musical, através de apresentações públicas de sua obra em anos comemorativos de seu nascimento e morte. Trata-se de uma genuína manifestação de apreço, respeito e gratidão por parte dos intérpretes aos artistas criadores, cuja obra permanece como um precioso legado, uma fonte viva de energia e prazer.

 

As apresentações reúnem um seleto elenco de artistas, entre professores e destacados alunos da Escola de Música da UFRJ, bem como musicistas convidados, todos atuando como uma verdadeira equipe. Dentre a produção musical do compositor reverenciado são escolhidas e executadas as mais significativas obras para instrumentos solos e formações camerísticas diversas.

 

A idéia do projeto surgiu em 1998, com a apresentação no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ do "Tributo a Claude Debussy", seguido de muitos outros autores brasileiros e estrangeiros. A partir de 2002, o projeto tornou-se mais abrangente, apresentando-se em outros auditórios e estendendo a homenagem aos países de origem dos compositores. Assim, foram realizados Tributos à Música Brasileira, Francesa, Russa, Espanhola e Argentina.

 
Numa Escola que abriga em seu Corpo Docente e Discente musicistas de qualidades excepcionais, nada mais lógico e natural que apresentar e divulgar a produção musical de compositores e intérpretes, justificando-se o projeto pela edificante contribuição cultural.

 
O Projeto Tributo destina-se a estudantes, estudiosos de música e público em geral.

 
Banner
Produção artística Séries Temáticas Conjuntos estáveis Espaços culturais Biblioteca Museu Laboratórios Publicações e CDs EM na Imprensa Sites de Música Galeria de Imagens Registro Autoral

Powered by JoomlaGadgets

© 2010-2017 Escola de Música - UFRJ
Site desenvolvido pelo Setor de Comunicação da EM/UFRJ
TOPO