176 ANOS FORMANDO MÚSICOS DE EXCELÊNCIA

Seminário de Flauta Doce

O Seminário de Flauta Doce da UFRJ é um evento que propõe iniciativas, concertos e ações que favorecem o uso da flauta doce como instrumento artístico e de suporte pedagógico na Educação Musical. Suas duas edições foram realizadas nos anos de 2015 e 2018; desde então, passa a ser bianual.

logoflautadoceSabe-se que a flauta doce é amplamente utilizada como suporte pedagógico no ensino de música. Presente em contextos educacionais e sociais diversos, ela pode ser usada exclusivamente pelo professor, como referência de afinação ou fonte de canções e melodias, como também pelos alunos em iniciação instrumental coletiva. Por ser, aliás, comumente empregada como um instrumento de iniciação – o que de fato ela não deixa de ser, devido à relativa facilidade técnica inicial – a flauta doce acaba sendo uma opção recorrente nos cursos de formação de professores. Entretanto, ela é dotada das qualidades de qualquer outro instrumento artístico. Tem um papel de destaque na história da música, amplo repertório, está inserida no contexto da música contemporânea e necessita de estudo técnico consistente e duradouro para que atinja o seu melhor. Ao observar tais peculiaridades, as universidades brasileiras tem nos últimos anos procurado dar mais atenção à disciplina de flauta doce, preenchendo seus quadros docentes com profissionais especializados.

O I Seminário de Flauta Doce da Escola de Musica da UFRJ, realizado em 2015, teve como foco os currículos de flauta doce nos cursos de Licenciatura em Música. Em 2018, a inspiração foi o flautista Helder Parente, falecido em março de 2017, um dos grandes responsáveis pela disseminação da flauta doce no Brasil. Em ambas as edições foram realizadas atividades acadêmicas, oficinas e concertos.

A Escola de Música da UFRJ tem todos os requisitos para a realização dos seminários, em vista de sua história, seu protagonismo frente a tendências e discussões, e sua localização estratégica, que permite a participação de pessoas vindas de todos os estados brasileiros. A realização dos Seminários de Flauta Doce é de interesse dos alunos de Licenciatura da escola, e também de outros estudantes, profissionais e amantes do instrumento.

Correspondência

Escola de Música da UFRJ
Edifício Ventura Corporate Towers
Av. República do Chile, 330
21o andar, Torre Leste
Centro - Rio de Janeiro, RJ
CEP: 20.031-170

  Catálogo de Setores (Endereços, telefones e e-mails)