Panorama da Música Brasileira: Chamada de Obras

O Panorama da Música Brasileira Atual, mostra de música contemporânea de concerto promovida pela Escola de Música (EM) há mais de trinta anos, divulgou as normas para submissão de peças à sua 29ª edição. Os interessados têm de 05 de março a 28 de maio do próximo ano para apresentar trabalhos. Podem encaminhar obras, compositores brasileiros, natos ou naturalizados, ou estrangeiros residentes no país, sem limite de idade.

Foto: Renan Salotto
 osufrj400
 OSUFRJ na edição 2014 do Panorama da Música Brasileira Atual.

Baixe aqui o regulamento da seleção.e acesse o formulário de inscrição online.

A Chamada de Obras será coordenada por uma comissão de professores do Departamento de Composição. Cada compositor poderá indicar uma única peça. As obras inscritas deverão ser inéditas, não tendo sido apresentada publicamente, fora do âmbito acadêmico, e deverão ter no máximo 10 (dez) minutos de duração. Não serão aceitas orquestrações, arranjos, transcrições ou adaptações de obras previamente apresentadas em outros meios e formações vocais ou instrumentais.

A edição 2018 do evento acontece de 05 a 09 de novembro na EM. Serão aceitas obras para Solo vocal ou instrumental; Duo Canto e Violão; Duo de Percussão; Trio para violino, violoncelo e piano; Quarteto de Cordas; Quinteto de Sopros; Conjuntos de Sax (duos, trios etc.); Coro Misto a capella ou com acompanhamento de piano; Orquestra de Sopros; Conjunto de cordas dedilhadas: bandolim, cavaquinho, requinto, viola caipira, violão de seis cordas e violão de sete cordas; e Conjunto de câmara (flauta, clarineta, violino, violoncelo, piano, voz (soprano) e percussão).

A escolha dos intérpretes será feita pela Comissão da Chamada de Obras, podendo o compositor indicar um possível intérprete, e incluirá, sempre que possível, os grupos estáveis da Escola de Música da UFRJ, como o Quinteto Experimental de Sopros; Trio da UFRJ; Conjunto de Saxofones da UFRJ; Percursos (Duo de Percussão); Orquestra de Sopros da UFRJ; Coros Sacra Vox; Brasil Ensemble e Coro Infantil da UFRJ.

O compositor deverá preencher o formulário de inscrição online, disponível na página do PPGM (ppgm.musica.ufrj.br) e da Escola de Música da UFRJ (musica.ufrj.br), e, em seguida enviar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o arquivo PDF da partitura editorada; os arquivo(s) PDF das partes instrumentais, quando for o caso; e o arquivo de áudio (mp3). As peças selecionadas serão divulgadas no dia 09 de julho.

O regulamento da Chamada de Obras está disponível no final da matéria. Informações gerais podem ser obtidas através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..